Manifestantes fincam cruzes em homenagem a operários mortos em estádios da Copa

Publicado em 15/05/2014 - 19:08 Por Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 15/05/2014 - 20:53

Integrantes do Comitê Popular da Copa protestam contra os gastos públicos na Copa do Mundo e a violação de direitos humanos durante as obras para o torneio (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Integrantes do Comitê Popular da Copa protestam contra os gastos públicos na Copa do Mundo e a violação de direitos humanos durante as obras para o torneioFábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Integrantes do Comitê Popular da Copa fincaram cruzes num canteiro próximo ao Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, em homenagem aos nove operários mortos nas obras dos estádios da Copa do Mundo. De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, de 150 a 200 pessoas participaram do ato.

A manifestação foi pacífica. Durante a homenagem aos operários, apenas uma via de acesso ao estádio ficou interditada. Um total de 400 policiais participou da operação de segurança, efetivo maior que o número de manifestantes.

Os manifestantes começaram a se concentrar às 16h na Rodoviária do Plano Piloto, onde entregaram panfletos e gritaram palavras de ordem. Por volta das 18h, eles marcharam em direção ao estádio, ocupando duas faixas do Eixo Monumental.

Segundo Thiago Ávila, integrante do Comitê Popular da Copa, este é apenas o primeiro de uma série de protestos na capital federal. “Planejamos atos em todos os dias de jogos em Brasília, sempre com um foco de protesto diferente”, declarou. A manifestação teve o reforço de partidos políticos e sindicatos.

Cada jogo na capital federal terá uma mobilização com tema diferente. No primeiro jogo na cidade, Suíça e Equador, em 15 de junho, o protesto será por saúde, educação e demais serviços públicos. No dia de Colômbia e Costa do Marfim, 19 de junho, os protestos serão pela desmilitarização da polícia e contra os assassinatos de jovens negros. No terceiro jogo, o do Brasil, em 23 de junho, a manifestação será pela participação política do povo. No jogo Portugal e Gana, em 26 de junho, o tema será direito das mulheres e direito LGBT.

A manifestação, ao contrário do ano passado, teve a participação explícita de organizações sindicais, partidos políticos e movimentos sociais, como integrantes do Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST), que ocuparam o prédio da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) na manhã de hoje (15).

Ávila explicou que as manifestações não são contra o torneio, mas contra os gastos públicos e as violações de direitos humanos provocadas pela competição. "Nós somos contra a forma contra as coisas aconteceram. As pessoas que estão aqui amam futebol. O problema é que a Copa é uma desculpa para tomar direitos da população. A Copa vai acontecer, mas não do jeito que os governos acharam que seria, porque vai ter muita luta do lado de fora dos estádios", declarou.

Para os participantes da manifestação de hoje, os atos do Dia Internacional de Lutas contra a Copa mostram que a pressão popular é essencial para expressar a insatisfação com os serviços públicos em meio aos gastos com estádios e obras inacabadas. "A manifestação vale a pena. O povo mostra que não é bobo. Isso pode mudar alguma coisa, sim", disse Daise Borges, 29 anos.

"O povo tem de ir para a rua mesmo. O governo está gastando com estádio, e o povo está sofrendo, sem saúde e educação adequadas", comentou Gustavo de Araújo, 28 anos. "Os gastos com a Copa do Mundo são uma vergolha", declarou Adriana Ribeiro, 49 anos.

*Matéria atualizada para acréscimo de declarações de Thiago Ávila e de manifestantes

Edição: Wellton Máximo

Últimas notícias