Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Manifestantes protestam contra morte de jovens negros no Rio

Publicado em 03/12/2015 - 19:32

Por Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro

A morte de cinco jovens negros pela Polícia Militar no último sábado (28) foi repudiada hoje (3) durante manifestação no bairro de Madureira, na zona norte do Rio.

Rio de Janeiro - Em ato contra o genocídio da juventude negra, manifestantes protestam contra a morte de cinco jovens por PMs, no último sábado (28), em Costa Barros (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Em ato contra o genocídio da juventude negra, manifestantes protestam pelas ruas de Madureira contra a morte de cinco jovens por PMs, no último sábado (28), em Costa Barros Tomaz Silva/Agência Brasil

Dezenas de pessoas, principalmente jovens, saíram do Viaduto Negrão de Lima, onde fica a sede da Central Única das Favelas (Cufa), e seguiram em passeata até o Parque de Madureira.

Batizado de Ato Contra o Genocídio da Juventude Negra, a manifestação percorreu as principais ruas de Madureira. As pessoas carregavam cartazes e faixas contra a violência policial e o racismo no país.

A estudante de psicologia Hulliane Cardoso, que integra o grupo de teatro da Cufa, disse que o "racismo se apresenta de várias formas, desde a dificuldade em se pegar um táxi até a violência policial, quando armas são apontadas para jovens negros".

O ato foi organizado pelo estudante de publicidade e escritor Bruno Rico, que convocou os participantes pelo Facebook. Segundo ele, "ser negro, pobre e morar em favelas se transformou em fator de risco no país". Bruno espera que a manifestação seja a primeira de outras para denunciar a violência contra os jovens negros.

A manifestação foi acompanhada por agentes da Guarda Municipal, que estimou em 500 pessoas o número de participantes.

Edição: Aécio Amado

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias