Você está aqui

Mantega vai à Austrália se reunir com Brics e G20

  • 12/11/2014 10h41publicação
  • Brasílialocalização
Daniel Lima – Repórter da Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, está a caminho de Brisbane, na Austrália, onde vai participar das reuniões de cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) e do G20 (que reúne as maiores economias do mundo).

O desembarque de Mantega está previsto para amanhã (13) e já no dia seguinte o ministro tem reunião de coordenação com os integrantes do G20 9o fuso horário entre Brasília e Brisbane é 12 horas).

Os esforços para a ampliação dos investimentos em infraestrutura devem ser um dos principais assuntos nas discussões do G20. A perspectiva é que haja avanços na criação de uma iniciativa global com o objetivo de sistematizar projetos de vários países e “vendê-los” a investidores do setor privado interessados.

No sábado (15), Mantega acompanha a presidenta Dilma Rousseff na Reunião de Cúpula do Brics e, na sequência, participa de encontro, seguido de almoço com ministros de Finanças. À tarde volta a acompanhar a presidenta Dilma, desta vez na Reunião de Cúpula do G20. Está previsto ainda um jantar com ministros de Finanças oferecido pelo secretário do Tesouro australiano, Joe Hockey.

No domingo (16), Mantega acompanha a presidenta em novo encontro de cúpula do G20 e tem almoço de trabalho com ministros de Finanças promovido pelo secretário do Tesouro australiano. O ministro  retorna ao Brasil na segunda-feira (17).

Durante a ausência de Mantega, o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, assume interinamente o comando da Fazenda.

Edição: Denise Griesinger