Faturamento da indústria avança 3,1% em outubro

Publicado em 02/12/2014 - 11:37 Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil - Brasília

indústria

Quarta consecutiva não foi, porém, suficiente para reverter  quadro negativo Arquivo/Agência  Brasil

O faturamento da indústria cresceu 3,1% em outubro ante setembro. A alta é a quarta consecutiva, mas não foi suficiente para reverter o quadro negativo de janeiro a outubro, período em que há queda de 1,7% ante os mesmos meses de 2013.

Na comparação com outubro do ano passado, há alta de 1,3% no faturamento. Os dados estão na pesquisa Indicadores Industriais, divulgada hoje (2) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

As horas trabalhadas e a utilização da capacidade registraram queda. As horas trabalhadas caíram 0,3% ante setembro deste ano e 4,9% na comparação com outubro de 2013.  Já a utilização da capacidade instalada, que ficou em 80,6% em outubro, está 0,5 ponto percentual menor, na comparação com setembro, e 1,7 ponto percentual abaixo da de outubro do ano passado. Como resultado da atividade fraca, o emprego no setor recuou, caindo 0,1% comparado com setembro e 2,8% ante outubro de 2013. 

O levantamento mostrou ainda que, apesar da atividade e do emprego em queda, houve crescimento da massa salarial real de setembro para outubro, de 0,7%. Na média acumulada de janeiro a outubro, também houve alta, de 2,4%, ante igual período em 2013.

O rendimento médio real, por sua vez, cresceu 0,7% entre setembro e outubro e 2,7% no acumulado do ano. Segundo a CNI, “o resultado mostra certa inércia nos reajustes dos salários da indústria, que continuam avançando em termos reais (…) Tal comportamento tende a pressionar os custos com pessoal e, consequentemente, dificultar a recuperação do setor.”

Edição: José Romildo

Últimas notícias