Agência Moody's rebaixa notas da Petrobras

Publicado em 30/01/2015 - 13:25 Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A agência de classificação de risco Moody's divulgou comunicado informando que rebaixou todos os ratings (notas) da Petrobras. Entre os rebaixamentos, a agência diminuiu o rating relacionado ao nível de risco da dívida em moeda estrangeira. A classificação passou de Baa2 para Baa3. De acordo com a nota, a mudança de classificação para Baa3 reflete o aprofundamento das investigações sobre a estatal.

A agência fez referência ao balanço da Petrobras para o terceiro trimestre, cuja divulgação foi adiada duas vezes e que não trouxe perdas em razão de desvios de recursos investigados na Operação Lava Jato. O balanço também não foi auditado pela empresa independente responsável.

Para a Moody's, tanto as investigações de corrupção quanto o atraso e os problemas no balanço podem causar pressão sobre a liquidez da empresa.

“A Petrobras falhou em fornecer qualquer clareza sobre a magnitude desses ajustes [relacionados aos desvios de recursos]. A falta de progresso em divulgar as quantias aproximadas dos ajustes não é um sinal encorajador para divulgação oportuna das demonstrações financeiras de final de ano auditadas”, destacou a nota

A agência informou que os ratings permanecem sob revisão para possíveis novos rebaixamentos. A Petrobras divulgou comunicado aos seus investidores informando que houve a revisão da classificação de risco e que suas notas permanecem sob análise.

A direção da estatal destacou que mantém seu grau de investimento (condição concedida a países e empresas com baixo risco de calote), apesar da revisão do nível de risco da dívida para Baa3.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.