Consumidores fluminenses terão reajuste médio de 42% na conta de luz

Publicado em 10/03/2015 - 14:31 Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A conta de luz paga por cerca de 2,8 milhões de consumidores do Rio de Janeiro, atendidos pela Ampla Energia e Serviços, terá aumento médio de 42,19%, a ser cobrado a partir de domingo (15). Para consumidores de baixa tensão, o efeito médio será 36,41% e, para os de alta tensão, de 56,15%.

Autorizados hoje (10) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os reajustes foram maiores do que os autorizados para outras distribuidoras. Segundo o diretor da Aneel, Romeu Rufino, a Ampla é “um caso único”, diferenciado, por não ter participado do processo de revisão extraordinária. “Com isso, foi um dos processos que tiveram os menores reajustes no ano passado”, justificou.

A diferença (de -5,95%) entre o reajuste médio calculado (48,14%) e o efeito médio a ser percebido (42,19%) deve-se à contabilização de alguns gastos já compensados durante o processo tarifário anterior. Também contribuíram para o reajuste os 21,6% a mais que a empresa teve de pagar para cumprir contratos de compra de energia. O valor médio pago pela energia adquirida passou de R$133,70 megawatt-hora (MWh) para R$162,50 por MWh.

A distribuidora atende a cerca de 2,8 milhões de clientes de 66 municípios do Rio de Janeiro. Entre esses municípios, estão os da região metropolitana de Niterói e São Gonçalo, além de Itaboraí e Magé. Ao todo, a empresa atende a 7 milhões de pessoas que vivem em 32 mil quilômetros quadrados, o equivalente a 73% do território estadual.


Fonte: Cariocas terão reajuste médio de 42% na conta de luz

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias