Ministério publica guia para diminuir consumo de energia nos prédios públicos

Publicado em 18/03/2015 - 14:12 Por Sabrina Craide - Repórter da Agência Brasil - Brasília

energia, iluminação pública,

Consumo em  prédios  residenciais  e  comerciais  corresponde  a  50%  do  total  consumido  no  país   Arquivo/ABr

O Ministério de Minas e Energia lançou hoje (18) o Guia para Eficiência Energética nas Edificações Públicas, com o objetivo de orientar os gestores de cada ministério na elaboração de editais para fazer diagnósticos energéticos e implantar as medidas de eficiência propostas nesses diagnósticos.

O guia, elaborado em parceria com o Centro de Pesquisa de Energia Elétrica, tem mais de 300 páginas, e aborda as principais etapas a serem contratadas em projetos de revitalização típicos em edificações públicas, com o objetivo de aumentar a eficiência energética dos prédios. Segundo a cartilha, no Brasil, o consumo de energia elétrica nas edificações residenciais e comerciais, de serviços e públicas, corresponde a aproximadamente 50% do total da eletricidade consumida no país.

O manual destaca os itens considerados na etiqueta para edificação comercial, de serviço e pública, tais como: envoltória, cobertura, janelas e portas, paredes, iluminação e condicionamento de ar, elevadores e sistema de tração.

O Guia para Eficiência Energética nas Edificações Públicas está disponível em duas versões online: a edição completa, que traz os anexos e documentos de apoio e a edição compacta. Uma cartilha de introdução ao guia também foi disponibilizada em versão digital no site do Ministério de Minas e Energia, com um resumo dos principais temas abordados.

Há um mês, o governo estabeleceu medidas para reduzir o consumo de energia elétrica e água em órgãos da administração pública federal. De acordo com a portaria, as entidades e os órgãos federais devem adotar práticas responsáveis de consumo, como o uso consciente dos aparelhos de ar condicionado e de lâmpadas, além de evitar o desperdício de água.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias