logo Agência Brasil
Economia

Dilma e diretora do FMI discutem aproximação entre Mercosul e União Europeia

Chistine Lagarde disse que teve com Dilma uma “boa troca de pontos de
Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil
Publicado em 21/05/2015 - 18:37
Brasília
Diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e a presidenta Dilma Rousseff, durante encontro no Palácio do Planalto (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)
© Roberto Stuckert Filho/Presidência da República

A presidenta Dilma Rousseff e a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Chistine Lagarde, estiveram reunidas na tarde de hoje (21), no Palácio do Planalto. Elas conversaram, entre outros assuntos, sobre “os benefícios econômicos” de uma relação mais estreita entre o Mercosul e a União Europeia.

Em breve declaração à imprensa após a reunião, a diretora do FMI disse que teve com Dilma uma “boa troca de pontos de vista” sobre o atual momento da economia global. “[Discutimos] questões de desdobramento regional, bem como o potencial, a possibilidade de uma relação comercial mais estreita entre esta região, digo Mercosul, e a União Europeia, e os benefícios econômicos que disso adviriam”, disse.

O encontro, no Palácio do Planalto, ocorreu logo após Chistine Lagarde se encontrar com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Além de Levy, participaram da audiência com Dilma, no Palácio do Planalto, os ministros da Casa Civil, Aloizio Mercadante, e das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

O meio ambiente também foi tema das conversas durante a reunião. “Discutimos cabalmente também as questões relativas à mudança do clima, à agenda de mudança do clima e questões afins que exigem um tratamento urgente em escala global”, afirmou Chistine Lagarde em inglês, conforme tradução oficial do Palácio do Planalto.