Ministro diz que Brasil avança em negociações comerciais com países do Pacífico

Publicado em 04/08/2015 - 22:28 Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, disse hoje (4) que o país tem tido "avanços concretos" na agenda de negociações comerciais e citou o esforço para estreitar relações com  países da Aliança do Pacífico – Colômbia, México e Peru – além da perspectiva da troca de ofertas para um acordo comercial entre Mercosul e União Europeia.

O ministro fez as declarações ao fim da reunião da Câmara de Comércio Exterior (Camex), vinculada ao ministério. "O Brasil vem dando passos para fazer com os países da Aliança do Pacífico um marco muito amplo, no sentido de termos quase um regime de livre comércio. As negociações avançam muito bem com o México, para ampliação do acordo de complementação econômica, e também com o Peru e a Colômbia", disse Armando Monteiro.

O ministro visitou a capital colombiana, Bogotá, em julho, e a ministra do Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, Cecília Alvarez Corrêa, virá ao Brasil na próxima semana. Na sua viagem, o ministro também visitou Lima, capital peruana. O objetivo da viagem foi ampliar as relações comerciais com os dois países. O Brasil pretende antecipar o cronograma de desgravação (redução tarifária) com Peru e Colômbia. "Estamos muito animados com a perspectiva de antecipar o cronograma [que é até 2019] para até 2016", disse Armando Monteiro Filho. 

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que deu entrevista ao lado de Monteiro após a reunião da Camex, falou sobre o possível acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. Vieira confirmou que a troca de propostas entre os dois blocos deve ocorrer no fim de 2015, conforme já havia sido divulgado pelo governo. "No último trimestre do ano, haverá a reunião para a troca de oferta entre os dois lados", afirmou. De acordo com o ministro, a Argentina – por muito tempo considerada um obstáculo às negociações – "está negociando, participando de todas as reuniões e continuará participando".

 

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias