Pesquisa SPC/CNDL indica crescimento da confiança do pequeno empresário

Publicado em 04/11/2015 - 20:14 Por Stênio Ribeiro – Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Indicador de Confiança do Micro e Pequeno Empresário (ICMPE), calculado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), registrou 38,72 pontos em outubro – um pouco acima dos 37,62 pontos de setembro, mas abaixo do nível neutro de 50 pontos, numa escala até 100.

Os dados foram divulgados hoje (4) pela economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. Segundo ela, os números evidenciam um cenário recessivo e pouco animador para os empresários, mas o índice colhido foi ligeiramente melhor em relação à expectativa da economia interna para os próximos seis meses.

De acordo com Marcela, a conjuntura econômica afeta a confiança dos pequenos varejistas, que sentem impacto imediato em seus negócios. Somado a isso, a confluência negativa dos principais indicadores econômicos resulta em pessimismo.

Dos 800 empresários consultados em todo o país, 85,88% disseram acreditar que as condições econômicas se deterioraram nos últimos seis meses e 31% estão confiantes no futuro da economia.

O ICMPE é composto mensalmente pelo Indicador de Condições Gerais (ICG) e pelo Indicador de Expectativas. O ICG, que mede a percepção do empresário sobre a trajetória da economia e de seu negócio nos últimos seis meses, registrou 23,34 pontos em outubro, ante 22,82 em setembro.

O Indicador de Expectativas demonstrou mais confiança, com 47,13% dos entrevistados animados com o futuro de seus negócios. Conforme Marcela Kawauti, “as expectativas podem estar favorecidas pela proximidade do fim do ano”, época em que as vendas costumam ser maiores.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias