Novo navio-plataforma chega à área do pré-sal na Bacia de Santos
O navio-plataforma Cidade de Maricá está na área do pré-sal do Campo de Lula, na Bacia de Santos, no norte do estado do Rio de Janeiro. O navio-plataforma é do tipo FPSO (do nome em inglês Floating Production Storage and Offloading), sigla que identifica uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo.
Segundo informou a assessoria de imprensa da Petrobras, o Cidade de Maricá será o quinto FPSO a produzir no campo de Lula. Instalado em área com profundidade em torno de 2.120 metros, o navio-plataforma está sendo ancorado, prevendo-se, em etapa posterior, sua conexão a dez poços produtores e sete poços injetores.
A unidade tem capacidade de produzir até 150 mil barris de óleo por dia (bpd) e comprimir até 6 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Tem, ainda, capacidade de armazenamento de 1,6 milhão de barris de óleo e de injeção de 200 mil barris de água por dia. A expectativa é que a plataforma entre em produção no primeiro trimestre de 2016.
De acordo com a Petrobras, em novembro, a produção de petróleo e gás natural operada pela Petrobras na camada do pré-sal como um todo, incluindo o Campo de Lula, atingiu a média diária de 1,023 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boed), revelando expansão de 1,8% em relação ao mês anterior.
O bloco BMS-11, onde se situa o Campo de Lula, é explorado por um consórcio que tem a Petrobras como operadora, com participação de 65%. Os demais parceiros são a BG E&P Brasil, com 25% de participação, e a Petrogal Brasil (10%).
*Matéria alterada às 11h do dia 29/12 para correção no título e no primeiro parágrafo. Diferentemento do informado, o navio-plataforma chegou à área do pré-sal na Bacia de Santos e não na Bacia de Campos, conforme publicado inicialmente.
Fonte: Novo navio plataforma chega à área do pré-sal, no Campo de Lula, Bacia de Campos