Mercosul e União Europeia trocam ofertas para acordo em Bruxelas

Publicado em 11/05/2016 - 18:34 Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Representantes do Mercosul e da União Europeia (UE) trocaram hoje (11), em Bruxelas, ofertas de acesso aos seus respectivos mercados de bens, serviços e compras governamentais. 

As negociações para um acordo entre Mercosul e UE acontecem desde o início dos anos 2000 e caminham com lentidão. A etapa desta quarta-feira é considerada um avanço por ser a primeira troca de ofertas entre os blocos econômicos desde 2004.

Nos documentos entregues aos respectivos representantes, o Mercosul e a União Europeia listam os bens e serviços que estão dispostos a desonerar para promover ampliação do comércio entre os blocos. Segundo nota do Ministério das Relações Exteriores, agora ambos os lados examinarão as ofertas em detalhe.

Balanço

O Itamaraty informou ainda que haverá nova reunião de negociadores antes das férias do verão europeu, que é em julho. No encontro, haverá um balanço da negociação e preparação de um calendário de reuniões para o segundo semestre.

“Ambos os lados permanecem plenamente comprometidos com essa negociação, tendo em vista os importantes ganhos econômicos e políticos esperados para os dois lados de um acordo abrangente, ambicioso e equilibrado”, conclui o comunicado do Itamaraty.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias