Confiança do consumidor cai pelo segundo mês consecutivo, indica CNI

Publicado em 15/12/2016 - 15:51 Por Mariana Branco - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Itaboraí (RJ) - Loja do shopping Itaboraí Plaza em liquidação. O desemprego aumentou após a redução das obras do Comperj (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

            Loja  do  Shopping  Itaboraí  Plaza,  no  Rio  de  Janeiro,  em  liquidação          Tânia  Rêgo/Agência  Brasil

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) atingiu 100,3 pontos em dezembro, caindo 2,8% em relação a novembro. A informação foi divulgada hoje (15) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foi o segundo mês consecutivo de queda do indicador.

Segundo a CNI, o Inec é importante porque antecipa tendências de consumo. A confederação destaca que consumidores confiantes, com perspectivas positivas em relação ao emprego e à situação financeira, tendem a comprar mais, o que aquece a atividade econômica.

O recuo deveu-se ao aumento do pessimismo com a inflação, o desemprego, a renda pessoal e o endividamento. No caso do desemprego, o índice caiu de 115,3 pontos em novembro para 106,3 em dezembro, o que indica piora de 7,8% na expectativa. Quanto à expectativa sobre a inflação, piorou 6,1% no período, passando de 109,1 pontos a 102,4 pontos. Já a expectativa de renda pessoal caiu de 95 pontos para 91,7 pontos este mês (-3,5%).

Os consumidores também estão mais pessimistas com o endividamento. O índice que mede expectativas quanto à questão caiu 1,3%, de 97,7 para 96,4 pontos.

Os trabalhadores ainda não planejam fazer compras de maior valor – como automóveis, móveis e eletrodomésticos. O indicador que mede a intenção de gastar com esses itens caiu 1,7%, de 113,2 pontos em novembro para 111,3 pontos em dezembro.

Mais cedo, a CNI divulgou o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei). A confiança do setor privado caiu 3,7 pontos e atingiu 48 pontos em dezembro, novamente abaixo da linha divisória dos 50 pontos, que separa o otimismo do pessimismo.

Edição: Amanda Cieglinski

Últimas notícias