Governo não inclui Itaipu e Eletronuclear na desestatização da Eletrobras
![José Cruz/Agência Brasil Brasília - O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Refinetti Guardia, falam sobre a proposta de](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Brasília - O ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, e o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, concedem entrevista coletiva sobre a proposta de desestatização da Eletrobrás (José Cruz/Agência Brasil)](/sites/default/files/atoms/image/1087732-df_jfcruz_abr_2208172392.jpg)
Entrevista coletiva sobre a proposta de desestatização da Eletrobrás
O governo descarta incluir a Eletronuclear e a Usina Hidrelétrica de Itaipu no processo de desestatização da Eletrobras. No caso da empresa responsável pelas usinas nucleares brasileiras, o motivo é uma questão constitucional e, no caso de Itaipu, por se tratar de usina binacional dependendo de acertos com o Paraguai.
A informação é do ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, em entrevista coletiva hoje (22), no Ministério de Minas e Energia.
![Brasília - O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, e o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, concedem entrevista coletiva sobre a proposta de desestatização da Eletrobras (José Cruz/Agência Brasil)](/sites/default/files/atoms/image/1087734-df_jfcruz_abr_2208172394.jpg)
O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, e o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho
“Está escrito na Constituição que quem tem de ser o controlador [das usinas nucleares] é a União. A ideia não é ferir a Constituição. Já Itaipu será analisada em função dos acordos bilaterais com o Paraguai”, explicou o ministro.
Tarifa de energia mais barata
A expectativa é de que, controlada pela iniciativa privada, a Eletrobras favoreça, a médio prazo, uma tarifa de energia mais barata. “Com a eficiência e redução do custo, nossa estimativa é de que no médio prazo tenhamos uma conta de energia mais barata", afirmou.
A decisão de desestatizar a empresa será submetida amanhã (23) ao Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
A União tem 51% das ações ordinárias, que são aquelas com direito a voto.
O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Guardia, disse que ainda não foi definido o percentual de ações que será repassado à iniciativa privada.
“Isso não será definido, por enquanto, porque temos de seguir os ritos de desestatização previsto na lei”, disse Guardia. “E não há previsão de valores, porque a modelagem desse processo ainda não foi definida. Isso será feito posteriormente”, acrescentou, ao enfatizar que o impacto dessa desestatização não gerará receita primária, não tendo portanto relação com a questão do cumprimento da meta fiscal.
![Brasília - O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Refinetti Guardia, falam sobre a proposta de d](/sites/default/files/atoms/image/1087736-df_jfcruz_abr_2208172396.jpg)
O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho Filho, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Eduardo Refinetti Guardia
Segundo o secretário, há duas possibilidades em estudo. "A desestatização pode ser feita a partir da venda do controle ou por meio do aporte de capital acompanhado de diluição." Caso seja adotada a segunda alternativa, o processo seria feito a partir da emissão de novas ações no mercado.
![Reuters/Edgar Su/Proibida reprodução Tennis - Australian Open - Melbourne Park, Melbourne, Australia - January 19, 2025 Serbia's Novak Djokovic celebrates at match point during his fourth round match against Czech Republic's Jiri Lehecka REUTERS/Edgar Su](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Miriam Jeske/COB/Direitos Reservados 24.08.03 - Jogos Olímpicos Paris 2024 - Judô por equipe - Brasil enfrenta conquista a medalha de bronze. - Foto: Miriam Jeske/COB](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Thiago Santos/Arquivo Pessoal Brasília (DF), 17/01/2025 - Thiago Santos em sala de aula. Programa Mais professores. Foto: Thiago Santos/Arquivo Pessoal](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Frame/Reuters TV/Proibida reprodução Palestinian Hamas militants hand over hostages kidnapped during the October 7, 2023, attack on Israel by Hamas, to members of the International Committee of the Red Cross (ICRC) as part of a ceasefire and a hostages-prisoners swap deal between Hamas and Israel, in Gaza City, January 19, 2025 in this screen grab from a video. REUTERS/via Reuters TV](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)