Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entidade vai ajudar Fazenda a escolher conselheiros de estatais

Publicado em 27/04/2018 - 18:09

Por Wellton Máximo - Repórter da Agência Brasil Brasília

A escolha dos membros independentes dos Conselhos de Administração das estatais vinculadas ao Ministério da Fazenda terão o apoio de uma entidade privada. A pasta firmou um acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) para ajudar na seleção.

Pelo acordo, o IBGC enviará ao ministério um conjunto de currículos de profissionais certificados pelo instituto que se enquadre nos perfis buscados pelo governo. A Fazenda, no entanto, esclareceu que a entidade apenas sugerirá os nomes, sem exclusividade no processo de seleção, cabendo ao ministério reservar-se o direito de escolher os candidatos de outra forma.

Segundo a pasta, o acordo não trará custos para a administração pública. Entre as estatais vinculadas à Fazenda estão a Casa da Moeda, o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e bancos públicos como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste.

O acordo permite ainda que os Conselhos de Administração de cada estatal use o banco de currículos para escolher os membros dos Comitês de Auditoria de cada empresa. Segundo o Ministério da Fazenda, a cooperação com a entidade resultará em mais transparência na administração das estatais, com a seleção de profissionais qualificados.

“O Ministério da Fazenda reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da governança das empresas estatais, buscando a seleção de conselheiros de administração independentes com elevado preparo técnico, escolhidos de maneira objetiva e impessoal”, informou em nota.

Criada em 1995 com o nome de Instituto Brasileiro de Conselheiros de Administração (IBCA), a entidade passou a chamar-se Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) quatro anos mais tarde. Composto por empresários, conselheiros, executivos e estudiosos, o instituto tem como objetivo fortalecer a governança – administração transparente – nas empresas brasileiras.

Edição: Fernando Fraga

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias