Ações da Petrobras caem 14% e puxam índice Bovespa para baixo
![Marcello Casal jr/Agência Brasil economia ilustração 3](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
O índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) fechou hoje (28) com forte queda, registrando -4,51%, com 75.341 pontos. As ações da Petrobras lideraram as perdas, com desvalorização de 14,60% nas ações preferenciais (que dão preferência na distribuição dos dividendos) e 14,07% nas ações ordinárias (que dão direito a voto em assembleias da empresa).
Os investidores voltaram suas preocupações para os efeitos nas contas públicas e no ajuste fiscal do governo federal, após as explicações do ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, sobre as compensações em tributos existentes e com cortes de gastos e investimentos para cobrir o custo da redução do óleo diesel estimada em R$ 9,5 bilhões até o final do ano.
O dólar subiu 1,64% na venda, registrando R$ 3,7286, o que significou a maior variação desde 7 de dezembro passado quando subiu 1,73%, com os reflexos do oitavo dia de greve dos caminhoneiros. O feriado nos Estados Unidos também colaborou para a alta, com a baixa liquidez da moeda.
![Logo da Agência Brasil](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sno5qi)
![Foto reprodução. São Paulo-11/01/2025 Homens armados atacaram um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Tremembé, no interior de São Paulo, no fim da noite desta sexta-feira (10). Na foto Gleison Barbosa e Valdir Nascimento. Foto Reprodução.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Thiago Dezan/Divulgação Rio de Janeiro (RJ) 10/01/2025 - Débora Salles é coordenadora geral de pesquisa do Laboratório de Estudos de Internet e Redes Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Netlab.
Foto: Thiago Dezan/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 09/01/2025 – Lei que bania monumentos a escravocratas é revogada no Rio. Monumento ao Marquês de Lavradio, na Praça Emilinha Borba, no centro da cidade. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)