logo Agência Brasil
Economia

Tarifas de energia da Santa Maria terão redução de 14,18%

Empresa atende mais de 100 mil unidades consumidoras no Espírito Santo
Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 13/08/2019 - 17:26
Brasília
Ibiraci (MG) - O ministro Moreira Franco participa da inauguração da linha de transmissão de energia que liga a Hidrelétrica de Belo Monte ao Sudeste do País. A construção do linhão é parte do Agora, é Avançar Parcerias (Beth Santos
© Beth Santos/Secretaria-Geral da PR

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou hoje (13) a redução média de 14,18% na taxa de energia para os consumidores da empresa Luz e Força Santa Maria. A distribuidora atende 112.792 mil unidades consumidoras no estado do Espírito Santo. Os novos valores começarão a ser cobrados a partir do dia 22 de agosto.

Com a decisão, os consumidores residenciais terão uma redução média de 15,95% nas contas de luz. Já os consumidores atendidos na baixa tensão, como comércio, cooperativas de eletrificação rural, serviço público de irrigação rural, poder público e outras atividades, terão redução de 13,91%. Para os atendidos na alta tensão, como grandes indústrias, a redução nas tarifas será de 15,27%.

A Aneel leva em consideração, ao calcular o reajuste, a variação de custos relativos à prestação do serviço. Segundo a agência, dentre os itens que mais contribuíram para o reajuste negativo destaca-se a diminuição dos custos com a aquisição de energia, que representou - 3,78% no efeito. "Adicionalmente o expressivo crescimento do mercado da empresa colaborou para o aumento de receita, e teve um impacto de -8,05% no cálculo do reajuste", disse a Aneel.