logo Agência Brasil
Educação

Sem-terra protestam no MEC por mais e melhores escolas no campo

Os manifestantes entregaram carta com reivindicações ao ministro da
Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 12/02/2014 - 13:33
Brasília
Brasília -Crianças e educadores do Movimento dos Sem Terra (MST) invadem o ministério da educação, para entregar um manifesto sobre o fechamento de escolas rurais nos últimos 12 anos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília -Crianças e educadores do Movimento dos Sem Terra (MST) invadem o ministério da educação, para entregar um manifesto sobre o fechamento de escolas rurais nos últimos 12 anos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro da Educação recebe manifesto com demandas do MST Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após duas horas de protesto, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) desocuparam o saguão da portaria principal do Ministério da Educação (MEC). Os manifestantes entregaram ao ministro da Educação, José Henrique Paim, carta em que pedem a abertura de mais escolas no campo, melhor transporte escolar e merenda para os alunos, entre outras demandas.

Os sem-terra, estimados em 750 pelo MST e em 300, pelo MEC, chegaram ao prédio, na Esplanada dos Ministérios, por volta das 10h e saíram ao meio-dia, após entregar a carta ao ministro, que ouviu as reivindicações do grupo. “Nosso compromisso com vocês é com o diálogo permanente, no sentido de reduzir as desigualdades entre a educação no campo e a educação urbana. Queremos que vocês tenham melhores condições para a educação no campo”, disse o ministro.

Segundo um dos coordenadores do setor de Educação do MST, Alessandro Mariano, o grupo veio denunciar o descaso do MEC com as escolas do campo. “Nos últimos dez anos, foram mais de 37 mil escolas fechadas, e o ministério não tem feito nada. As escolas em funcionamento e o transporte escolar estão em situação muito precária. Há necessidade de uma política de educação no campo verdadeira”, destacou Mariano.

Paim disse que o MEC também está preocupado com o fechamento das escolas no campo. “Temos a mesma preocupação que vocês com a questão do fechamento de escolas. Tanto é assim que já mandamos ao Congresso Nacional projeto de lei, aprovado na Câmara e agora tramitando no Senado, instituindo critérios mais rigorosos para o fechamento de escolas. É preciso ouvir a comunidade para o fechamento de escola.”

De acordo com Paim, o Ministério da Educação vai solicitar ao Senado que aprove, o mais rapidamente possível, a lei que impõe como condição para o fechamento das escolas a consulta à comunidade. “Seria muito importante que vocês fossem ao Senado pedir a votação de tal lei. Todas essas demandas pela construção de escolas e melhora do transporte escolar são compromissos do ministério”, destacou.

Brasília -Crianças e educadores do Movimento dos Sem Terra (MST) invadem o ministério da educação, para entregar um manifesto sobre o fechamento de escolas rurais nos últimos 12 anos (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Crianças do MST protestam contra fechamento de escolas no campoMarcelo Camargo/Agência Brasil

Milena Lima de Oliveira, de 10 anos, que está no quinto ano do ensino fundamental, disse que veio a Brasília para pedir mais e melhores escolas no campo. “Minha escola está precisando de reforma, pois está muito ruim. Precisamos de ar-condicionado, porque [a escola] é muito quente, e de mais merenda”, disse a estudante, que mora no Assentamento Palmares, em Parauapebas, no Pará.

No manifesto, que foi feito pelas crianças do movimento e entregue ao ministro da Educação, os sem-terra também pedem atividades extracurriculares e cursos de informática, além da construção de piscinas e quadras esportivas nas escolas no campo.

Os sem-terra participam, até sexta-feira (14), do 6° Congresso Nacional do MST que marca os 30 anos de criação do movimento.

De acordo com líderes do MST, o principal objetivo do evento é discutir e fazer um balanço da atual situação do movimento, traçar novas formas de luta pela terra, reforma agrária e transformações sociais.