Olimpíada de Matemática faz dez anos e modifica a vida de estudantes

Alunos recebem incentivos para estudar a matéria de forma mais

Publicado em 18/07/2015 - 09:55 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter Agência Brasil - Rio de Janeiro

Antônio Cardoso do Amaral leciona na Escola Estadual Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, no norte do Piauí. Ele será um dos dez professores homenageados por terem marcado os dez anos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O reconhecimento será segunda-feira (20), às 15h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, durante a entrega dos prêmios.

“Eu sou cria dessa competição. Através dela, eu me senti despertado para o ensino da matemática e bastante incentivado para enfrentar os desafios que foram surgindo e hoje consigo comemorar vários resultados positivos", disseo professor à Agência Brasil.

Antônio Cardoso do Amaral leciona na Escola Estadual Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, no norte do Piauí. Ele será um dos dez professores homenageados por terem marcado os dez anos da Olimpíada Brasileira de Matemá

Antônio Cardoso do Amaral, um dos dez professores homenageados nos dez anos da competição  Arquivo pessoal

Cocal dos Alves está entre as 50 cidades que registraram os mais baixos níveis do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), entre os 5.565 municípios do país, Cocal dos Alves ficou em 5535º lugar. O índice varia de 0 a 1 e a cidade registrou 0,498 – quanto mais perto de 1 maior é o IDHM. O índice é calculado levando em consideração três dimensões do desenvolvimento humano: a longevidade, a educação e a renda.

Mesmo com um nível tão baixo de IDHM, Cocal dos Alves tem o que comemorar. Desde 2005, quando começou a ser feita a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, alunos do município participam da competição e conquistam medalhas. Na 10ª Olimpíada (Obamep 2014), a Escola Augustinho Brandão ficou entre as que conquistaram o maior número de prêmios no país. Os alunos Sávio Vinícius Costa do Amaral, José Márcio Machado de Brito e Jean Carlos Sousa de Brito receberam medalha de ouro.

O professor Antônio disse que sua sensação é que a tarefa não foi cumprida integralmente, mas o caminho está certo em oferecer educação para os jovens de Cocal dos Alves. “Isso nos mostra que temos que buscar a manutenção. A meta é melhorar e fazer com que uma escola pública de um lugar humilde faça acontecer uma educação de qualidade.”

A Escola Augustinho Brandão está entre as que conquistaram o maior número de prêmios no país

Escola Augustinho Brandão é uma das que mais conquistaram prêmios no paísArquivo pessoal

Antônio destacou também que participar da Olimpíada da Matemática não significa apenas competir, representando também uma mudança de vida dos alunos, que recebem incentivos para estudar a matéria de forma mais interessante e acabam seguindo até a universidade.

Foi o que ocorreu com Jáderson Pará Rodrigues. Quando participou da 1ª edição da Obmep, em 2005, e ganhou medalha de ouro, ele estudava no Colégio Militar. A identificação com a matemática o levou a cursar a Universidade do Estado do Amazonas. Hoje ele é professor de matemática em Manaus. Jáderson prepara alunos para a competição e transmite o sentimento que a matemática representa para ele.

Jáderson Pará Rodrigues participou da 1 edição da Obmep, em 2005, e ganhou medalha de ouro

Jáderson Pará Rodrigues,  que  ganhou  medalha  de  ouro na primeira Obmep, em 2005 Arquivo pessoal

“A matemática, para mim, é a minha vida, porque eu gosto muito. Matemática é simplesmente a arte de resolver problemas”, disse Jáderson, que quer ir adiante. Ele tem o sonho de fazer doutorado no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. “Ainda quero estudar lá um dia.”

Gerson Tavares Câmara de Souza participou das quatro primeiras edições da Obmep e. ganhou medalha de ouro. Ele disse que a Olimpíada foi um “divisor de águas” na sua vida, porque descobriu que tinha uma habilidade e que existia um universo em torno da matemática. “A matemática na escola, às vezes, é muito repetitiva, não tem motivação para aprender e, com a Olimpíada, sim. Aprendi muitas coisas, e foi algo que me motivou a estudar. Tinha 15 anos em 2005 e descobri que tinha a universidade.”

Para Gerson, quando o aluno participa da competição entende que o aprendizado da matéria pode ser pelo uso do raciocínio, e não apenas pela repetição de fórmulas. Isso, para ele, é o que mais motiva os estudantes. Gerson cursou o ensino médio à noite, porque trabalhava como estagiário de manhã e, à tarde, tinha um curso técnico no Senai. Apesar da dificuldade no dia a dia, ele tem orgulho do que conquistou. “Consegui entrar na faculdade e passar no vestibular sem fazer cursinho particular.”

Em 2013, Gerson formou-se em engenharia elétrica na Universidade de São Paulo (USP). “Sou engenheiro e hoje uso a matemática para fazer tudo”. O paulista destacou ainda a importância da Obmep para o intercâmbio dos alunos. “Conheci alunos do Brasil todo. Alguns se tornaram grandes amigos, e somos amigos até hoje. Coisa que eu não tinha na escola em que estudava. As aulas acabavam e não tinha uma atividade fora, para sair, para passear.”

Edição: Aécio Amado

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