Enem: escolas familiares agrícolas estão entre melhores instituições privadas

Publicado em 05/08/2015 - 18:39 Por Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 05/08/2015 - 20:31

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, as escolas familiares agrícolas estão entre as melhores instituições privadas do país que atendem alunos de nível socioeconômico baixo ou muito baixo. Os dados do Enem por escola foram apresentados hoje (5) pelo Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Elas fazem parte do recorte do Inep de escolas privadas que atendem alunos de nível baixo ou muito baixo, ou seja, os mais vulneráveis socialmente.

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, disse que foi uma surpresa para o Ministério da Educação (MEC) e o Inep o destaque dessas escolas no Enem. “Não sabíamos da grandeza do trabalho delas [das escolas familiares agrícolas] e é interessante quando uma pesquisa mostra algo inesperado, porque normalmente elas mostram confirmações do que já existe.”

Segundo Janine, o MEC vai agora dar mais visibilidade e ir atrás da experiência dessas escolas para “aprender com elas”. São instituições comunitárias geridas por associações de moradores e sindicatos rurais vinculados à comunidade. “Nesse sentido é a melhor escola privada do Brasil e merece nosso destaque”, ressaltou Janine.

O presidente do Inep, Chico Soares, destaca que as escolas avaliadas são muito heterogêneas entre si e que é possível a construção de muitos rankings. “Um único ranking produz um quadro distorcido da realidade”, disse ele, explicando que é preciso considerar o porte e a estratégia da escola de seleção de alunos e as características socioeconômicas dos estudantes.

O indicador de permanência na escola foi usado pela primeira vez nas avaliações do Enem por escola, além dos indicadores de nível socioeconômico e da formação docente. Os dados mostram que quanto mais alto o nível socioeconômico, melhores são as notas em todas as áreas de conhecimento avaliadas. Escolas com alunos de nível muito alto tiveram nota média de 611 pontos, enquanto as que atendem um nível muito baixo foi de 429 pontos.

As maiores médias foram apresentadas pelos estudantes cujos professores têm formação acadêmica específica nas disciplinas que lecionam. Aquelas que têm até 50% dos professores lecionando na sua área tiveram média de 478 pontos, enquanto as que têm mais de 50% dos professores formados nas disciplinas tiveram média de 512 pontos.

O Enem de 2014 foi feito por aproximadamente 6,2 milhões de estudantes em todo o país. Os que fazem parte do ranking divulgado nesta quarta-feira totalizam 1,3 milhão de estudantes, que fizeram as provas em 15.640 escolas. Os alunos fazem provas de redação, matemática, português, ciências humanas e ciências da natureza. Para a correção das provas, é usada a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Segundo o Inep, além de estimar as dificuldades dos itens e a proficiência dos participantes, essa metodologia permite que os itens de diferentes edições do exame sejam posicionados em uma mesma escala. Cada uma das quatro áreas do conhecimento avaliadas no Enem tem uma escala própria, e a redação é a única parte do exame em que os alunos têm de escrever.

O sistema de divulgação do Enem por escola está disponível no site do Inep.

Veja abaixo o ranking das dez melhores escolas privadas dentro dos critérios do Inep (escolas que atendem a alunos de nível baixo ou muito baixo):

Escola Família Agrícola de Caculé, da Bahia
Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas, da Bahia
Escola Família Agrícola por Alternância Manoel Monteiro de Lago do Junco, do Maranhão
Colégio Super, do Maranhão
Escola Família Agroecológica de Aracuai, de Minas Gerais
Escola Família Agrícola Puris de Araponga, de Minas Gerais
Escola Família Agrícola José Nunes da Mata, da Bahia
Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia, da Bahia
Casa Familiar Rural de Igrapiuna, da Bahia
Escola Familiar Dom Edilberto IV, do Piauí

*A matéria foi alterada às 20h31, para ajuste de informação. Por engano, o Inep havia divulgado que as escolas privadas desse recorte eram as de grande porte, indicador de permanência de mais de 80% e que atendem a alunos de nível baixo ou muito baixo. O recorte correto é: escolas de nível baixo ou muito baixo

Edição: Maria Claudia

Últimas notícias