Você está aqui

Fies já tem mais de 470 mil candidatos; inscrições terminam nesta sexta

  • 29/01/2016 17h35publicação
  • Brasílialocalização
Da Agência Brasil

No último dia de inscrição, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) tinha, até o meio-dia, 476.716 candidatos inscritos, segundo o Ministério da Educação (MEC). As inscrições vão até as 23h59 desta sexta-feira (29), no horário de Brasília. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 1° de fevereiro.

Neste semestre, o Fies oferece 250.279 vagas em 1.337 instituições de educação superior. Pode se inscrever no processo seletivo do Fies o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e não tenha tirado 0 na redação. O candidato precisa ter também renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 2.200).

O candidato poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas, mas, durante o período de inscrição, tem direito de alterar a opção de vaga e de fazer o cancelamento. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiverem obtido a maior média.

O programa oferece financiamento de cursos em instituições privadas de ensino a uma taxa efetiva de juros de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, mais de 2,1 milhões de estudantes participam do programa.

Edição: Nádia Franco