Anvisa alerta sobre riscos no uso indiscriminado de medicamentos

Publicado en 06/04/2021 - 20:26 Por Eliane Gonçalves, Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa está preocupada com as reações adversas que o uso indiscriminado de medicamentos pode provocar. O alerta está em comunicado divulgado pela agência nessa segunda-feira. O documento lista as situações em que o abuso pode ocorrer, entre elas a “automedicação”.

Ademar Carlos Augusto, do Conselho Federal de Medicina, diz que tomar medicamento por conta própria é arriscado e está mais grave com a pandemia.

Mas o comunicado também apresenta outra prática que pode resultar em vários efeitos adversos como a “falta de prescrição de acordo com as diretrizes clínicas baseadas em evidências científicas”. Para o presidente da Associação Médica Brasileira, Cesar Eduardo Fernandes, o comunicado marca uma posição da Anvisa em relação ao coquetel de medicamentos que tem sido preconizado no tratamento precoce da covid-19, o chamado kit covid.

Segundo o sistema de notificações de farmacovigilância da Anvisa, o número de registros de reações adversas pelo uso da Cloroquina saltou de 30 em 2019 para 242 em 2020, um aumento de mais de 800%. O medicamento também passou a encabeçar a lista dos medicamentos com maior número de reações adversas.. No comunicado a Anvisa também pede que médicos e pacientes relatem à agência efeitos adversos pelo uso de medicamentos.

Edición: Beatriz Arcoverde/ Roberto Piza

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economía

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Salud

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
General

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo