Coluna da Ouvidoria - Uma Nova Etapa com o Compromisso de Sempre

Publicado em 10/03/2014 - 17:56 Por - Brasília

Prezados leitores, caras leitoras,

A Coluna da Ouvidoria, após uma curta interrupção, volta a este espaço da Agência Brasil às segundas-feiras, com um novo formato e uma nova proposta de interação com o público. A mudança é consequência natural da alternância no cargo de gestão da Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O Ouvidor ou Ouvidora, observando-se as recomendações do Conselho Curador, é designado ou designada pela Presidência da EBC, com aprovação do Conselho de Administração, para mandato de dois anos, podendo haver a recondução para o exercício de apenas mais um mandato ao final desse período. A liberdade de opinião e atuação dos ocupantes do cargo é resguardada por imunidade prevista em lei.

Até dezembro de 2013, a Ouvidoria da EBC foi ocupada com brilhantismo pela professora Regina Lima, da qual tive a honra de ser Ouvidora Adjunta para os assuntos relacionados à TV Brasil, tendo ainda criado o programa de Ouvidoria O Público na TV, do qual fui diretora, redatora e editora até o final de seu mandato. Assumo agora a condução da Ouvidoria, dando sequência a um trabalho que teve início com o também professor Laurindo Leal Filho, que foi o primeiro Ouvidor, cumprindo o mandato de 2008 a 2011.

A proposta de novos formatos para a Coluna e para os programas de Ouvidoria na TV e nas rádios da EBC é apenas o desenvolvimento natural de um trabalho que sempre teve como meta contribuir para a qualificação dos serviços de radiodifusão pública prestados pela EBC. Mais que isso, pretendemos enfatizar, nessas comunicações, um aspecto que a EBC definiu como sua missão fundamental: criar e difundir conteúdos que contribuam para a formação da consciência crítica das pessoas.

Contribuir para a formação crítica das pessoas é uma tarefa que nos obriga a ampliar o olhar para a inclusão de novos conhecimentos, fazendo dialogar o esforço valioso daqueles que se dedicam à pesquisa em comunicação com o conhecimento tácito daqueles que se dedicam a fazer comunicação. A minha trajetória profissional se constrói a partir dessas duas vertentes – jornalista, com atuação em diversas funções tanto de impressos quanto de rádio e TV na grande imprensa do Rio de Janeiro; professora de disciplinas técnicas e teóricas para Jornalismo, Publicidade e Multimídia, Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O trabalho da Ouvidoria, que inclui a Coluna e os programas de prestação de contas nos veículos da EBC, será tecido com esses fios de experiência e a compreensão da responsabilidade implícita no papel de uma servidora do Sistema Público de Comunicação.  A Coluna da Ouvidoria na Agência Brasil tem a finalidade principal de prestar contas da interlocução dos gestores da EBC com aqueles que nos demandam questões relativas aos veículos públicos, mas será também um espaço de visibilidade da manifestação dos cidadãos e dos profissionais que produzem os conteúdos das rádios, da Agência Brasil, do Portal da EBC, da TV Brasil e da TV Brasil Internacional.

Os programas da Ouvidoria nas rádios e na TV em breve também estarão de volta. Estamos em construção! Aguardem.

Até segunda que vem!

Joseti Marques
Ouvidora da EBC

Últimas notícias