Deslizamentos de terra em Natal atingem 100 famílias

Publicado em 19/06/2014 - 19:01 Por Helena Martins - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Estragos feitos pela chuva em Natal (Marco Polo/Secretaria de Comunicação da prefeitura de Natal/Divulgação)

Deslizamentos de terra em Natal atingem 100 famíliasMarco Polo/Secretaria de Comunicação da prefeitura de Natal/Divulgação

Três deslizamentos de terra ocorreram entre os bairros de Mãe Luíza e Areia Preta, na zona leste de Natal, desde a última sexta-feira (13). Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Paulo César Ferreira, 100 famílias foram atingidas e tiveram que sair de suas casas. Metade delas está em casa de parentes. A outra parte foi abrigada na Escola Municipal Santos Reis.

Os deslizamentos ocorreram por conta das chuvas, cuja intensidade levou a Prefeitura de Natal a decretar estado de calamidade pública, na segunda-feira (16). Hoje (19), dois carros foram parcialmente soterrados na região dos bairros de Mãe Luíza e Areia Preta, após caírem em um grande buraco aberto. Um dos veículos era de uma locadora e levava turistas chilenos que foram à cidade assistir aos jogos da Copa do Mundo, segundo a secretaria de Comunicação da prefeitura. 

O secretário Paulo César Ferreira destacou que “até agora, evacuamos mais de 80 casas e mais de 20 casas foram ao solo sem um ferido sequer”. Ele explicou que “a função da secretaria de Segurança Pública e Defesa Social é detectar área de risco e fazer evacuação das famílias”, e que vistorias continuam sendo feitas na região.

Na terça-feira (17), a prefeitura de Natal anunciou que vai pagar o aluguel de casas para os moradores desabrigados. O Ministério Público do Rio Grande do Norte definiu que “vai instaurar inquéritos civis para averiguar eventuais responsabilidades pelo deslizamento de terra, bem como para acompanhar as medidas que estão sendo adotadas para proteger os atingidos e remover eventuais riscos para a integridade física de outros grupos que estejam em situação similar de vulnerabilidade”, segundo informado pelo site do órgão.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias