Santa Catarina decreta situação de emergência em 41 municípios

Publicado em 17/06/2014 - 14:43 Por Ana Cristina Campos - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Município de Corupá, Santa Catarina

Corupá é uma das cidades afetadas pelas fortes chuvas no estadoDefesa Civil de Santa Catarina/Divulgação

O governo de Santa Catarina reconheceu 41 municípios em situação de emergência por causa dos temporais que atingiram o estado. As cidades de Guaramirim e Rio Negrinho decretaram estado de calamidade pública. Segundo a Defesa Civil Estadual, 42 cidades foram atingidas e 406 mil pessoas foram afetadas com as chuvas. São mais de 7,5 mil desabrigados e mais de 52,8 mil desalojados.

A Defesa Civil registrou 28 feridos e duas mortes - em Guaramirim e Mafra. O governo estadual informa que enviou para as prefeituras quase 48 mil itens de assistência humanitária: colchões, kits de acomodações, água mineral, produtos de limpeza e higiene e cestas básicas. 

Ontem (16), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, liberou R$ 417.860 para assistência às vítimas. O dinheiro será disponibilizado por meio do cartão de pagamento da Defesa Civil, instrumento usado pelo governo federal que transfere recursos para regiões em situação de emergência.

De acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, a previsão de hoje (17) é tempo nublado com chuva isolada, especialmente entre a tarde e noite, devido à proximidade de uma frente fria no litoral do estado. Especialmente nas áreas mais próximas do Paraná, a chuva pode ser moderada em alguns momentos com trovoadas.

Edição: Carolina Pimentel

Últimas notícias