Fora da disputa pela taça, Brasil e Holanda se enfrentam em Brasília

Publicado em 12/07/2014 - 10:19 Por Pedro Peduzzi e Marcelo Brandão - Repórteres da Agência Brasil - Brasília

banner Brasil 2014

Não será apenas o terceiro lugar na Copa do Mundo de 2014 que estará em jogo na partida de hoje (12), que será disputada às 17h entre Brasil e Holanda no Estádio Nacional de Brasília. Com um histórico empatado em copas do mundo –  três vitórias para cada lado, cinco empates e 15 gols para cada seleção –, a seleção que sair vencedora da partida passará a ter vantagem em relação à outra.

A partida será apitada pelo argelino Djamel Haimoudi. Para o Brasil, ela servirá para amenizar, ainda que minimamente, a derrota por 7 x 1 para a Alemanha, que disputará a final amanhã (13) contra a Argentina. Já os jogadores da Holanda querem sair desta Copa invictos – a partida contra a Argentina na semifinal terminou empatada e o time europeu foi eliminado após perder na disputa de pênaltis.

Outro fator que motiva os jogadores holandeses é a despedida de seu técnico, Louis van Gaal, que apesar de, em um primeiro momento, ter desdenhado a disputa pelo terceiro lugar, pediu a seus jogadores uma vitória ante ao Brasil como presente de despedida. Após a Copa, ele assumirá o cargo de técnico do time inglês Manchester United.

Em entrevista coletiva ontem (11), van Gaal disse que os jogadores holandeses "estão tristes porque tinham confiança de que seriam campeões", mas que isso não tirou a motivação por uma vitória na disputa deste sábado.

Brasil e Holanda disputam terceiro lugar no Mané Garrincha (Marcello Casal Jr/Agência Brasil/AP/Direitos Reservados)

Brasil e Holanda disputam terceiro lugar no Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha Marcello Casal Jr/Agência Brasil/AP/Direitos Reservados

O zagueiro brasileiro Thiago Silva, que volta ao time após cumprir suspensão na partida da semifinal, pediu respeito ao adversário. “Temos que honrar a camisa da seleção acima de tudo. É outro adversário de muita qualidade, que não chegou na final por falhas na penalidade e tem todo nosso respeito”, disse, durante entrevista coletiva também realizada ontem.

Na mesma entrevista, o técnico do Brasil, Luiz Felipe Scolari, sinalizou que fará mudanças na estrutura tática da equipe. “Vou mexer em uma duas posições daquele time que iniciou contra a Alemanha, até porque tem jogadores que jogaram pouco ou nem jogaram. Uma substituição vou fazer porque entendo que um jogador em determinada posição será bom”.

É a quarta vez que a seleção brasileira disputará o terceiro lugar em uma Copa do Mundo. A primeira foi em 1938, após ter perdido para a Itália nas semifinais pelo placar de 2 x 1. O terceiro lugar veio com uma vitória por 4 x 2 diante da Suécia, com dois gols de Leônidas que terminou como artilheiro daquele mundial (sete gols no total).

Em 1974 o Brasil ficou em segundo lugar no quadrangular da segunda fase da Copa e disputou o terceiro lugar com a Polônia, de quem perdeu por 1 x 0, terminando a Copa na quarta posição. Em 1978, com a Copa sendo disputada nos mesmos moldes da Mundial anterior, o Brasil perdeu no saldo de gols para a Argentina e ficou em segundo lugar no grupo, perdendo a chance de disputar o título. O terceiro lugar foi conquistado com uma vitória sobre a Itália por 2 x 1.

Já para a Holanda, esta será a segunda vez do time em uma disputa pelo terceiro lugar de uma Copa do Mundo. A primeira foi em 1998, após ter sido eliminada nas semifinais pelo Brasil em disputa de pênaltis. Derrotados pelo placar de 2 x 1 pela Croácia, acabaram o campeonato na quarta posição.

 

>> Copa 2014: Acompanhe a cobertura completa da Agência Brasil

 

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias