logo Agência Brasil
Geral

Comitê Rio 2016 garante que competições de vela ocorrerão na Baía de Guanabara

Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil
Publicado em 05/08/2014 - 22:31
Rio de Janeiro
Mais de 300 atletas de 34 países iniciam regata na Baía de Guanabara, primeiro evento-teste para os Jogos Olímpicos de 2016 (Tomaz Silva/Agência Brasil)

As condições de limpeza da Baía de Guanabara foram criticados pelos velejadores olímpicosTomaz Silva/Agência Brasil

O diretor de Esportes do Comitê Rio 2016, Rodrigo Garcia, disse hoje (5) que não há chance de as competição de vela nos Jogos Olímpicos do Rio serem transferidas para outro local. A modalidade será disputada na Baía de Guanabara."Não existe nenhum plano do comitê de levar para outra área", garantiu.  Hoje foi divulgada a arte que será usada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A Baía de Guanabara recebe, até o dia 9 de agosto, o Aquece Rio, um evento-teste de vela para as Olimpíadas, promovido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e a Confederação Brasileira de Vela, que recebe 320 atletas de 34 países em competições de dez classes da modalidade em cinco raias diferentes (Pão de Açúcar, Escola Naval, Ponte, Copacabana e Niterói) na baía.

As condições de limpeza da Baía de Guanabara foram criticadas pelos velejadores que têm receio de avarias nas embarcações. Renata Decnop, que forma dupla de velejadoras com Isabel Swan, disse que embora ainda exista lixo flutuante, a maior parte de sacos plásticos, nesta semana, ela sentiu confiança com a melhora expressiva da qualidade da água. "O trabalho [de limpeza da água e tratamento de esgoto] está sendo feito e a gente tem esperança de que até as Olimpíadas vai estar bem melhor. Ainda tem o que melhorar, mas a gente está vendo que tem resultado", disse.

No fim de setembro do ano que vem haverá um novo evento-teste de vela na Baía de Guanabara. Entre agosto de 2014 e maio de 2016, o comitê organizador vai promover 45 eventos-teste para avaliar os locais de competição. Os primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul vão ocorrer entre 5 e 21 de agosto de 2016, quando 306 medalhas estarão na mira de mais de 10 mil atletas em 42 modalidades.  A maioria das competições serão disputadas no Complexo Olímpico da Barra, na zona oeste do Rio. Em seguida, vem o Complexo de Deodoro, na zona norte da cidade, onde haverá provas de 11 modalidades.

>> Confira o especial "Guanabara limpa?"