Bombeiros do Rio combatem incêndio na maior floresta urbana do mundo
Um incêndio destrói desde a manhã de hoje (16) a mata do Parque Estadual da Pedra Branca, na zona oeste do Rio. Pelo menos 22 homens do Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente do Corpo de Bombeiros estão no local para tentar controlar as chamas, que já queimou 50 hectares da vegetação, informou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
De acordo com o Inea, os focos de calor começaram na Serra do Barata, em Realengo. Para dar apoio aos homens dos Bombeiros, 22 guardas-parque dos núcleos Pedra Branca e Cunhambebe trabalham no local para controlar o incêndio. Um helicóptero da Polícia Militar também está no local lançando jatos de água sobre as chamas. O instituto informou que as causas do incêndio ainda não foram identificadas.
Com área superior à do Parque Nacional da Tijuca, também situado na capital fluminense, o Parque Estadual da Pedra Branca é considerado a maior floresta urbana do mundo, com mais de 12 mil hectares. A unidade de conservação ambiental é cercada por 17 bairros da zona oeste da cidade.