Escritor Zuenir Ventura está ansioso com eleição para a ABL

Publicado em 29/10/2014 - 23:34 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O escritor e jornalista Zuenir Ventura está ansioso para saber o resultado da eleição para a Academia Brasileira de Letras (ABL). Amanhã (30), a partir das 16 horas, no Petit Trianon, como é conhecido o prédio histórico da entidade, será escolhido o novo ocupante da Cadeira 32, que ficou vaga com a morte do acadêmico, dramaturgo, poeta e romancista Ariano Suassuna, no dia 23 de julho deste ano, no Recife, em Pernambuco.

“Estou cheio de esperança, mas sabe que eleição só depois que os votos saem é que você sabe o que vai acontecer. Mas estou com muita esperança e vou ficar muito contente se for eleito. É uma consagração dos pares. Uma instituição como a Academia Brasileira de Letras, secular, com a tradição, e que se renova sem trair a tradição, sem romper com a tradição. Vamos ver. Eu estou em uma grande expectativa, muito tenso com a espera até amanhã”, disse.

Zuenir esteve hoje na entrega do Prêmio Camões ao poeta, escritor e historiador Alberto da Costa e Silva, no auditório da Fundação Biblioteca Nacional, no centro do Rio.  Ele disse que o premiado lhe falou que estava fazendo campanha para ele ser eleito “Na minha campanha para a academia ele tem sido... Ele disse brincando, evidentemente, porque não mereço isso, que estava sendo o meu cabo eleitoral”.

A sucessão para a Cadeira 32, tem quatro candidatos. Além de Zuenir Ventura, concorrem Thiago de Mello, John Müller e Olga Savary. Para ser eleito, é preciso conquistar a maioria absoluta dos 37 votos possíveis em, no máximo, quatro escrutínios. Na sequência, o Presidente da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, procederá à tradicional queima dos votos.

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias