Pezão descarta racionamento de água nos próximos seis meses

Publicado em 24/01/2015 - 12:36 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, dá posse ao secretariado, no Palácio Guanabara (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Luiz Fernando Pezão diz que Rio não terá racionamento no primeiro semestreTânia Rêgo/Agência Brasil

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, disse acreditar que não será necessário fazer um racionamento de água no estado neste primeiro semestre. No entanto, ele pediu a colaboração da população para que economize a água que chega às torneiras. Por meio de nota, divulgada na noite de ontem (23), o governador destacou que essa é a maior seca da região nos últimos 84 anos.

O Rio Paraíba do Sul tem quatro reservatórios antes de passar pela barragem de Santa Cecília, onde sua água é captada para a Estação de Tratamento do Guandu, que abastece a cidade do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense. O reservatório Paraibuna, o maior deles, atingiu seu volume morto nos últimos dias.

Apesar de o governador descartar o racionamento, o secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, disse que algumas indústrias do norte fluminense poderão sofrer com falta de água. A prioridade do governo, segundo o secretário, é destinar os recursos hídricos para o consumo humano. Essas empresas já foram avisadas há mais de um ano sobre a possibilidade do corte de água, destacou.

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias