Você está aqui

MME quer solucionar problemas de caixa das distribuidoras de energia

  • 08/01/2015 16h00publicação
  • Brasílialocalização
Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - O líder do governo no Senado, Eduardo Braga, fala à imprensa (José Cruz/Agência Brasil)

Braga quer compensar o valor gasto a mais pelas distribuidoras de energiaJosé Cruz/Agência Brasil

O ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, informou hoje (8) que está finalizando propostas para solucionar problemas de caixa das distribuidoras de energia elétrica. A expectativa é fechar as propostas até o fim desta semana. Elas ainda têm de ser apresentadas a outros ministérios e à Casa Civil.

As medidas planejadas objetivam encontrar formas de compensar o valor a mais gasto pelas distribuidoras para compra de energia, por causa do baixo volume dos reservatórios das usinas hidrelétricas e da necessidade de acionamento de termelétricas.

Para liquidar débitos referentes a novembro do ano passado, são necessários R$ 1,6 bilhão. Em relação a dezembro, são mais R$ 900 milhões. “Ainda não temos uma solução, mas estamos buscando”, disse o ministro.

“Quando digo que estamos elaborando alternativas, é porque temos de encontrar soluções e oferecê-las para que o governo possa dizer qual adotará. Não é apenas o Ministério de Minas e Energia que atua na questão. Trabalhamos com o Ministério da Fazenda, outros ministérios e com a Casa Civil”, acrescentou.

Edição: Armando Cardoso