Vítimas de acidente de trens no Rio podem pedir indenizações a partir de amanhã

Publicado em 11/01/2015 - 13:42 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Acidente entre dois trens da Supervia deixa mais de 140 feridos no Rio. Foto do Hospital Geral de Nova Iguaçu, conhecido como Hospital da Posse, Baixada Fluminense (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Acidente entre dois trens da Supervia deixa mais de 140 feridos no Rio. Foto do Hospital Geral de Nova Iguaçu, conhecido como Hospital da Posse, Baixada Fluminense, para onde foram alguns feridosTânia Rêgo/Agência Brasil

As vítimas do choque de dois trens na segunda-feira (5), na Estação Presidente Juscelino, em Mesquita, na Baixada Fluminense, poderão entrar em contato com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro a partir de amanhã (12) para iniciar o processo de recebimento de indenizações. O agendamento pode ser feito por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor (Nudecon) da Defensoria, pelo telefone (21) 2868-2100 ramal 297.

Os interessados devem levar o boletim de atendimento das unidades hospitalares em que foram socorridos. Segundo defensora pública Patrícia Cardoso, coordenadora do Nudecon, o documento vai facilitar a comprovação de que a pessoa se feriu no acidente e a definção do valor da indenização. Ela explicou que existe um protocolo usado pela Defensoria Pública que define os valores de acordo com a gravidade dos ferimentos para casos deste tipo. O recibo de medicação e declaração do empregador da vítima também podem ser apresentados para reforçar o pedido de indenização. “É um acordo em que ambas as partes cedem um pouco, mas, em compensação, o tempo que se ganha com isso não tem preço”, destacou.

O pagamento das indenizações foi acertado em reunião na quarta-feira (7), na sede da Defensoria, no centro do Rio, entre representantes do órgão, da Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), da Agência Reguladora de Transportes Aquaviários, Ferroviários e Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp), da SuperVia, concessionária responsável pelos serviços de trens no Rio. No encontro foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Para o secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório, o acordo é uma nova maneira de atendimento ao cidadão. “O cidadão prejudicado sabe que pode recorrer à Defensoria Pública e sabe que terá o Estado ao seu lado cobrando das concessionárias ou de quem presta serviço público, para que a reparação possa ser feita no prazo mais curto possível, evitando, para os que assim entenderem, um longo processo judicial”, analisou.

Edição: José Romildo

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