Foliões devem ter cuidado com os pés e usar tênis, alerta especialista

Publicado em 02/02/2015 - 17:40 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro


Com a aproximação do carnaval, que começa dentro de duas semanas, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into), do Rio de Janeiro, alerta os foliões que brincam nos blocos da cidade a terem cuidado com os pés, com o uso de calçados adequados, como tênis, para evitar traumas ou ferimentos.

Segundo o ortopedista Vítor Miranda, o tênis é a melhor opção porque oferece maior proteção contra traumas, além de ser mais estável e evitar possíveis torções. “Os foliões devem usar o tênis mais confortável que tiverem e com o qual estejam acostumados. Os novos podem causar bolhas nos pés", diz o médico do Into.

"Para as mulheres que gostam de usar sapatos de salto alto e sandálias quando vão a um bloco, qual o grande risco? Primeiro, é o trauma:  topada, pisão, torção. O calçado que protege mais é o tênis, como o de corrida, com uma sola mais grossa e algum tipo de amortecimento. Além de proteger das coisas do chão, como a sujeira, pisada dos outros e topada no meio-fio, previne torções porque que é calçado mais estável", explicou.

Outra preocupação do especialista é com pessoas que tenham sofrido alguma lesão poucos meses antes do carnaval. Nesse caso, a pessoa deve conversar com o médico que a acompanha para uma avaliação individualizada. O principal cuidado para quem está nessa situação e quer ir aos blocos é a proteção do tornozelo com dispositivos que podem ser comprados no comércio.

"Se a pessoa torceu o pé há seis meses, tem uma dor no tornozelo e quer ir ao bloco, terá que proteger o local, basicamente. Existem no mercado diversos dispositivos estabilizadores de tornozelos que ela pode usar, sem prescrição médica. Se tem um sintoma frequente e muita dor, eu recomendo procurar um médico, porque pode estar forçando a barra, em uma situação em que o diagnóstico pode mudar totalmente a conduta com relação a isso. Às vezes, é preciso operar e a pessoa não sabe, porque nunca procurou um médico", disse Miranda.

De acordo com o Into, o  uso de chinelos, que é frequente no dia a dia e nas praias, deixa os pés desprotegidos e deve ser evitado para quem sai nos blocos. Se o divertimento exigir demais dos pés, é recomendado fazer compressas geladas ou quentes para aliviar a dor. No caso de dores muito fortes e persistentes no pé, a pessoa deve procurar o atendimento médico mais próximo de sua casa.

Além do cuidado na hora de escolher o calçado mais adequado para brincar nos blocos de carnaval, em locais de muita aglomeração, os foliões têm de ficar atentos para não pisar em cacos de vidro e em outros detritos que possam ferir os pés. "Pisar no caco de vidro e machucar o pé pode prejudicar o restante do carnaval. Um momento de alegria pode ser prejudicado por conta de um calçado inadequado", alertou Miranda.

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias