Ministério da Saúde lança sistema para monitorar transfusões de sangue

Publicado em 31/03/2015 - 15:27 Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O evento Rolezinho no Hemorio, convocou pelas redes sociais a população a doar 450 litros de sangue, como parte das atividades de comemoração aos 450 anos da cidade (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Sistema Hemovida Web - Módulo Transfusional já está disponível com adesão dos gestores locaisFernando Frazão

O Ministério da Saúde lançou hoje (31) um sistema capaz de monitorar os procedimentos de transfusão de sangue feitos na rede pública. O Sistema Hemovida Web - Módulo Transfusional, produzido pelo Datasus, deve facilitar a rastreabilidade de componentes do sangue, como plasma, plaquetas e hemácias, recebidos e distribuídos pelas agências transfusionais que ficam, geralmente, dentro dos hospitais.

De acordo com a pasta, cabe a essas agências armazenar o sangue e seus derivados, fazer exames pré-transfusionais, liberar e transportar os produtos para as transfusões.

Ministro da Saúde Arthur Chioro, participa do lançamento do sistema Hemovida WEB (Elza Fiuza/Agência Brasil)

O mMinistro da Saúde, Arthur Chioro, participa do lançamento do sistema Hemovida WebElza Fiuza/Agência Brasil

O sistema está disponível a partir de hoje mediante adesão dos gestores locais. A expectativa do ministério é que a ferramenta atenda cerca de 1.700 serviços da rede de hemoterapia brasileira, o que representa 70% do total. O Brasil conta hoje com 2.700 serviços de coleta e distribuição de componentes do sangue.

Dados do governo indicam que, atualmente, 1,6% da população brasileira tem o hábito de doar sangue. O índice está dentro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 1% a 3%.

O ministério informou que, desde 2004, foram investidos R$ 43 milhões em pesquisa, desenvolvimento e compra de equipamentos para qualificação da atenção hemoterápica. A estimativa é que, até 2016, mais R$ 21 milhões sejam repassados para pesquisas na área.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias