Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Corpo da crítica teatral Bárbara Heliodora é velado e cremado no Rio

Publicado em 11/04/2015 - 15:40

Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro

O corpo da crítica de teatro Bárbara Heliodora foi velado hoje (11), das 8h às 15h, no Memorial do Carmo, na zona portuária do Rio. Após o velório, o corpo foi levado para a cremação, marcada para as 15h.

Considerada uma das principais críticas do país e a maior autoridade brasileira na obra de William Shakespeare, Bárbara morreu aos 91 anos, no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internada desde o mês passado.

Bárbara Heliodora

Bárbara Heliodora era considerada uma das maiores críticas do paísVanor Correia/Governo do Estado do Rio de Janeiro

Bárbara Heliodora foi homenageada por profissionais do teatro e também pela presidenta Dilma Rousseff, que divulgou nota de pesar afirmando que "suas críticas foram declarações de amor ao teatro".

A carreira de crítica teatral teve início em 1958, no jornal carioca Tribuna da Imprensa, que já foi extinto. No mesmo ano, ela foi para o Jornal do Brasil, onde manteve coluna até 1964. Ao deixar o JB, Bárbara atuou na direção do Serviço Nacional de Teatro (SNT) e também exerceu o magistério no período entre 1960 e 1985.

Primeiramente, lecionou no Conservatório Nacional de Teatro e depois no Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Uni-Rio), onde foi titular da cadeira de história do teatro.

Em 1986, Bárbara voltou a ser crítica teatral, ofício que exerceu até janeiro do ano passado, quando deixou o jornal O Globo, aos 90 anos de idade.

Edição: Jorge Wamburg

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias