Central reguladora reúne oferta de serviços médicos no estado do Rio de Janeiro

Publicado em 08/06/2015 - 13:49 Por Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro inaugurou hoje (8) uma central de regulação unificada para unificar os serviços de saúde oferecidos pelas redes federal, estadual, municipais e privada vinculadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). A central vai reunir os pedidos recebidos por todas as unidades de saúde e verificar onde há vaga disponível dentro dessas redes.

Um hospital municipal, por exemplo, pode saber se há vagas para determinada especialidade em uma unidade de outra rede ou de outro município. Inicialmente, serão regulados pela central apenas os serviços de todo o estado nas especialidades de gestação de alto risco, cirurgia bariátrica, hematologia e terapia renal substitutiva. Além disso, a central vai regular o serviço de radioterapia na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.

A previsão é regular todos os leitos e especialidades médicas do estado nesta central até o fim deste ano. Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, também se espera, com a central, evitar a redundância de esforços em algumas áreas e preencher vazios assistenciais em outros setores.

“Nós podemos e devemos repensar a assistência hospitalar no Rio de Janeiro, não apenas em curto prazo, mas também o papel de cada hospital em médio prazo. Isso vai ser muito positivo”, disse o ministro. De acordo com Chioro, o modelo e os procedimentos da central poderão ser replicados para outros estados e regiões brasileiras.

 

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias