Servidores de órgão que cuida de menores infratores param segunda-feira no Rio

Publicado em 11/06/2015 - 12:56 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Funcionários do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, órgão responsável pela ressocialização de adolescentes infratores no Rio de Janeiro, decidiram entrar em greve a partir de segunda-feira (15), por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em assembleia realizada ontem (10).

Eles reivindicam a criação de uma secretaria de estado para atendimento socieducativo, equiparação salarial com os agentes penitenciários e retomada das negociações do plano de cargos, carreiras e salários.

De acordo com o Sindicato dos Servidores do Departamento Geral de Ações Socioeducativas, a categoria foi informada de que todas as tentativas de negociação da pauta de reivindicações foram frustradas. Está programado para segunda-feira um ato público, com passeata na Estrada do Galeão, às 17h.

O sindicato informou que apenas os serviços essenciais serão mantidos pelos agentes socioeducativos nas unidades de internação, tais como alimentação no refeitório, higiene pessoal dos adolescentes e assistência médica, quando necessário.

Devem ser suspensas as visitações aos internos e transferências entre unidades, bem como audiências e liberação dos jovens para quaisquer atividades. Nas unidades de semiliberdade, serão suspensas as atividades internas dos adolescentes e os procedimentos de liberação e regresso.

Procurada pela Agência Brasil, a assessoria do Departamento Geral de Ações Socioeducativas não quis se pronunciar sobre a paralisação.

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias