AMB repudia agressão sofrida por juíza em prisão do Rio de Janeiro

Publicado em 01/10/2015 - 19:44 Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou nota hoje (1º) repudiando a agressão sofrida pela juíza Daniela Barbosa Assumpção de Souza, da Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro. Durante inspeção realizada nesta quinta-feira no Batalhão Especial Prisional, detentos impediram a fiscalização de algumas celas e atacaram a magistrada, que teve a blusa rasgada.

Na nota, o presidente da AMB, João Ricardo Costa, considerou a agressão um ataque à cidadania e às instituições democráticas. Costa também defendeu a importância de garantir a segurança dos magistrados, de modo que eles possam trabalhar sem intimidação.

“A magistratura não pode se curvar diante de ameaças e agressões. Defendemos a adoção de medidas enérgicas pelas autoridades para investigar e punir os responsáveis pelo ato”, declarou Costa.

A Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) também divulgou nota, em que se manifesta contra a agressão. De acordo com a entidade, “é inadmissível que essa situação ocorra. É de se questionar a existência deste Batalhão Especial Prisional”.

Amaerj diz ainda que está atuando em defesa da magistrada e que acompanhará toda a apuração do fato. “A magistratura não se curva aos interesses de bandidos e continuará exercendo sua imprescindível função jurisdicional.”

Segundo informações do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, a juíza foi obrigada a deixar o presídio sob a proteção de seguranças do tribunal e de policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

* Colaborou Flávia Villela

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias