Hospital confirma primeira morte por rompimento de barragem em Minas

Publicado em 05/11/2015 - 20:57 Por Da Agência Brasil - Brasília

O Hospital Monsenhor Horta, em Mariana (MG), confirmou há pouco a morte de uma pessoa em consequência do rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, hoje (5), no distrito de Bento Rodrigues, zona rural a 23 quilômetros da cidade.

O hospital está recebendo os feridos e informa que, até o momento, outras quatro pessoas já receberam atendimento e passam bem. Em Ouro Preto, a Santa Casa de Misericórdia, que também deve receber feridos, não recebeu nenhuma vítima, mas informou que está preparada para prestar atendimento aos feridos.

A prefeitura da cidade disse que enviou sete ambulâncias para o distrito de Bento Rodrigues e outras três estão a caminho. A lama arrastou carros e caminhões, encobriu quase todas as casas do subdistrito em que fica a barragem e deixou moradores ilhados.

A prefeitura de Mariana está preparando um ginásio esportivo na cidade e o prédio de uma escola  para receber os desabrigados. A Secretaria de Saúde do município também convoca profissionais para formar uma força-tarefa na ajuda aos feridos.

Ainda não há um número oficial de desabrigados. Segundo a Associação Comunitária da região, o subdistrito de Bento Rodrigues tem 620 moradores. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, vai amanhã (5) para a cidade.

Segundo a prefeitura de Ouro Preto, o rompimento da barragem ocorreu por volta das 16h20. Em nota, a Samarco informou que houve um rompimento de sua barragem de rejeitos, denominada Fundão. “Não é possível, neste momento, confirmar as causas e a extensão do ocorrido, bem como a existência de vítimas”, diz a nota.

O Ministério Público de Minas Gerais instaurou inquérito para investigar as causas e responsabilidades no rompimento da barragem.

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias