MPF coleta assinaturas em São Paulo para campanha 10 Medidas contra a Corrupção

Publicado em 09/12/2015 - 19:06 Por Elaine Patricia Cruz – Repórter da Agência Brasil - São Paulo

No Dia Internacional de Combate à Corrupção, nesta quarta-feira (9), procuradores e servidores do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo se revezaram na frente da sede da Procuradoria da República para coletar assinaturas para a campanha 10 Medidas contra a Corrupção, projeto de autoria do MPF que, no site especial com as propostas, lista as medidas propostas.

Elas são, segundo o órgão, resultado de uma portaria de janeiro deste ano, assinada pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot, que permitiu a criação de comissões de trabalho com o objetivo de encaminhar sugestões de mudança legislativa para colocar em prática medidas de combate à corrupção.

O lançamento ocorreu em março deste ano e os cidadãos foram convidados a conhecer e avaliar as propostas. Depois disso, os anteprojetos de lei foram entregues ao Congresso Nacional, em junho. Agora, o Ministério Público pede que a sociedade apoie as medidas por meio de assinaturas, o que poderia dar origem a um projeto de lei de iniciativa popular. A ideia é coletar 1,5 milhão de assinaturas e, segundo o órgão, já foram coletadas cerca de 800 mil assinaturas em todo o país.

Dois institutos, que pretendem lutar contra a corrupção, serão lançados hoje à noite, na capital paulista. O primeiro deles é o Instituto Não Aceito Corrupção, que terá atuação nacional e três pilares como base: educação (para difundir conhecimento sobre o tema), pesquisa (para conhecer o que se pretende prevenir) e políticas públicas (para apontar soluções para o problema). O instituto foi fundado por 40 pessoas e será presidido pelo promotor de Justiça Roberto Livianu.

Também está marcado para hoje o lançamento do Observatório Social do Brasil, unidade São Paulo. O observatório tem o objetivo de promover a cidadania fiscal e trabalhar pela transparência na gestão dos recursos públicos da cidade de São Paulo.

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias