Chesf inicia teste para redução da vazão mínima do reservatório de Sobradinho

Publicado em 07/01/2016 - 17:32 Por Sabrina Craide – Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) iniciou hoje (7) os testes para redução gradual da vazão mínima do reservatório da Hidrelétrica de Sobradinho (BA) para o Rio São Francisco. Desde o início da manhã, o volume de água que sai do reservatório está em 850 metros cúbicos por segundo (m³/s), índice que será mantido até o próximo dia 13. A partir do dia 14, a vazão deve passar para 800 m³/s.

A redução da vazão, definida na última terça-feira (5), é necessária para que o volume de água na barragem não chegue a zero, o que prejudicaria a geração de energia na região. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho está em 2,06% de sua capacidade máxima.

O volume de água que sai do reservatório de Sobradinho em direção à foz do Rio São Francisco vem sendo modificado nos últimos anos por causa da falta de chuvas na região. A vazão mínima do reservatório é de 1.300 m³/s, mas já foi reduzida, a pedido do ONS, para 1.100 m³/s, depois para 1.000 m³/s e, em junho, passou para 900 m³/s.

Edição: Nádia Franco

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias