Chesf inicia teste para redução da vazão mínima do reservatório de Sobradinho
![Marcello Casal jr/Agência Brasil Sobradinho - A Usina Hidrelétrica de Sobradinho tem capacidade total de 1050 megawatts, mas com a falta de água só tem sido possível gerar cerca de 160 megawatts (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) iniciou hoje (7) os testes para redução gradual da vazão mínima do reservatório da Hidrelétrica de Sobradinho (BA) para o Rio São Francisco. Desde o início da manhã, o volume de água que sai do reservatório está em 850 metros cúbicos por segundo (m³/s), índice que será mantido até o próximo dia 13. A partir do dia 14, a vazão deve passar para 800 m³/s.
A redução da vazão, definida na última terça-feira (5), é necessária para que o volume de água na barragem não chegue a zero, o que prejudicaria a geração de energia na região. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o reservatório da Usina Hidrelétrica de Sobradinho está em 2,06% de sua capacidade máxima.
O volume de água que sai do reservatório de Sobradinho em direção à foz do Rio São Francisco vem sendo modificado nos últimos anos por causa da falta de chuvas na região. A vazão mínima do reservatório é de 1.300 m³/s, mas já foi reduzida, a pedido do ONS, para 1.100 m³/s, depois para 1.000 m³/s e, em junho, passou para 900 m³/s.
![Paulo Pinto/Agência Brasil São Paulo (SP), 10/11/2024 - Estudantes no segundo dia de provas do ENEM na UNIP Vergueiro em São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Siphiwe Sibeko/Proibida reprodução FILE PHOTO: A member of the Mozambique military, looks on as they patrol the streets of the capital a day after a](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Ringo Chiu/proibida reprodução Firefighters work to clear a firebreak as the Palisades Fire, one of several simultaneous blazes that have ripped across Los Angeles County, burns in Mandeville Canyon, a neighborhood of Los Angeles, California, U.S., January 12, 2025. REUTERS/Ringo Chiu](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)