Acadêmicos do Sossego conquista Série B e desfilará no Sambódromo do Rio em 2017
![Vitor Abdala/Agência Brasil Acadêmicos do Sossego (Vitor Abdala/Agência Brasil)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
A escola de samba Acadêmicos do Sossego, de Niterói, foi a campeã da Série B, a terceira divisão do carnaval do Rio de Janeiro. A Série B desfila na Avenida Intendente Magalhães, no subúrbio do Rio. A agremiação ganhou o direito de desfilar no Grupo de Acesso (Série A), a segunda divisão, que desfila na sexta-feira e no sábado de carnaval, no Sambódromo.
Com um enredo sobre o poeta mato-grossense Manoel de Barros, a escola ficou a frente de 15 agremiações. A apuração das notas, atribuídas pelos jurados durante os desfiles, foi feita hoje (11), no Terreirão do Samba.
![Acadêmicos do Sossego (Vitor Abdala/Agência Brasil)](/sites/default/files/atoms/image/academicos_do_sossego.jpg)
Acadêmicos do Sossego subiu para o Grupo de Acesso e vai desfilar no Sambódromo em 2017
O presidente da Acadêmicos do Sossego, Luiz Carlos do Santos, disse que a escola não desfilava na Sapucaí desde 2011. “Foi um carnaval de muita luta e muito disputado. Qualquer escola que ganhasse seria justo pelo nível do desfile”, disse.
Para o carnavalesco Leornado Bora, no ano que vem, o desfile será mais desafiador. “A Série A é uma outra realidade. Se existe um abismo entre o Grupo Especial e a Série A, esse abismo é ainda maior entre a Série A e a Série B. São muitos desafios, envolvendo desde estrutura até logística. A Sossego é uma escola que não tem quadra, o que dificulta muito nossos ensaios”, disse.
Quatro escolas foram rebaixadas para a Série C, que também desfila na Intendente Magalhães: União de Jacarepaguá, Unidos de Lucas, Arranco do Engenho de Dentro e Unidos das Vargens. O carnaval carioca tem no total seis divisões: Grupo Especial, Série A, Série B, Série C, Série D e Série E.
![Logo da Agência Brasil](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 24/10/2024 - O governador do Rio, Cláudio Castro, fala à imprensa com os secretários de Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes, de Polícia Civil, Felipe Curi, e de Segurança Pública, Victor dos Santos, após a morte de três pessoas baleadas na Avenida Brasil, próximo do Complexo de Israel, onde acontecia uma operação da Polícia Militar, na Zona Norte. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)