Equatorianos dominam evento-teste da marcha atlética; brasileiro passou mal
O calor de até 37 graus fez com que apenas sete dos 18 atletas inscritos para os 50 quilômetros da marcha atlética da Copa Brasil de Marcha, disputada na manhã de hoje (28) na Praia do Pontal, na zona oeste do Rio, terminassem a prova, válida para o Campeonato Sul-Americano da modalidade e mais um evento-teste para os Jogos Olímpicos Rio-2016. O Equador dominou a prova, conquistando os três lugares do pódio: o vencedor foi Claudio Villanueva Flores, que fez a marca de 4h23min37.
Em segundo e terceiro lugares, chegaram os também equatorianos Rolando Saquipay, com 4h34min09, e Jonnathan Cáceres Cabrera, com 4h46min21. O único brasileiro que seguia na prova, Samir Sabadin, desmaiou no km 41, foi medicado, tentou voltar, mas não conseguiu.
Para o Comitê Rio 2016, o piso e o percurso foram aprovados, assim como a tecnologia de cronometragem. “Teremos que fazer alguns ajustes, mas tudo dentro do normal”, disse o espanhol Luis Saladie, delegado técnico da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF).
Saladie confirmou os horários da marcha nos Jogos Olímpicos: a largada dos 20km às 14h30 do dia 12 de agosto e a dos 50km às 8h30 do dia 19. Por ser inverno no Rio, a previsão é de uma temperatura mais amena.