Você está aqui

Rio: competições de atletismo internacional serão feitas neste fim de semana

  • 27/02/2016 09h31publicação
  • Rio de Janeirolocalização
Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil

 

rio2016_banner

Duas competições de atletismo vão reunir atletas de ponta brasileiros e estrangeiros no Rio de Janeiro neste fim de semana, que deve ter muito sol e calor na capital. No sábado, começa a Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, que vai reunir atletas brasileiros no Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste do Rio.

No primeiro dia, serão disputadas as provas de menor duração, e, no domingo, a de 50 quilômetros (km), que só é disputada por homens e também valerá como etapa do Campeonato Sul-Americano e evento-teste da Olimpíada.

Dois atletas da Colômbia, dois do Equador, um da Venezuela e um do Peru vão disputar o título com quatro brasileiros, além de dois atletas convidados da China e um do Congo. Ao todo, a copa deve reunir mais de 100 atletas, de 27 clubes do país.

Superintendente técnico da Confederação Brasileira de Atletismo e gerente de atletismo do Comitê Rio 2016, Martinho Santos espera que os atletas aproveitem a competição para buscar índices que os classifiquem para a olimpíada, apesar do calor intenso que é previsto para o dia da competição. "o calor é intenso, mas essa é uma competição que sempre acontece no mês de fevereiro. Em Blumenal, no ano passado, estava 36 graus. Nossos atletas estão acostumados", disse Martinho.

A prova vai valer como etapa do Sul Americano por ser considerada pesada demais para ser repetida em um curto período de tempo. Como o campeonato será realizado no Equador daqui a duas semanas, a organização aproveitou a Copa Brasil para antecipá-la e testar a estrutura para os jogos olímpicos. "O percurso é exatamente o mesmo e vamos testar também a parte tecnológica", explica Martinho. A prova será disputada em um circuito de 2 km na Praia do Pontal, em que os atletas darão 25 voltas.

Destaques brasileiros

Entre os destaques brasileiros da competição está o potiguar Claudio Richardson dos Santos, que já é nove vezes campeão da Copa Brasil e vai tentar seu 10º título. Ano passado, ele foi o oitavo colocado no Pan de Toronto.

Na manhã de domingo também será realizado o evento Super Salto, que é organizado por empresas privadas mas terá os resultados homologados pela Confederação Brasileira de Atletismo. A competição será em um dos novos cenários da cidade, a Praça Mauá, no centro do Rio, e reunirá atletas de peso nas modalidades salto com vara e salto em distância.

A brasileira Fabiana Muerer, vice-campeã mundial, confirmou presença na prova de salto com vara, e vai enfrentar as americanas Demi Payne e Katie Nageotte. No masculino, o Brasil será representado por Augusto Dutra.

No salto em distância o Brasil contará com Mauro Vinícius da Silva e Keila Costa, que já está qualificada para os jogos tanto no salto em distância quanto no salto triplo. Marcus terá pela frente o bicampeão mundial em pista coberta Markus Rehm, da Alemanha, e o atual campeão sul-americano, Emiliano Lasa, do Uruguai. Já Keila vai disputar a prova com as americanas Jessie Gaines e Funmi Jimoh.

Edição: Valéria Aguiar