Dentistas e enfermeiros de Fortaleza encerram greve

Publicado em 02/03/2016 - 15:38 Por Edwirges Nogueira – Correspondente da Agência Brasil - Fortaleza

Dentistas e enfermeiros que trabalham nas unidades municipais de saúde de Fortaleza decidiram, hoje (2), em assembleia, encerrar a greve iniciada no último dia 22. A decisão ocorre após a Justiça determinar a ilegalidade do movimento.

A determinação foi dada ontem pelo desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará, ordenando o retorno imediato dos profissionais ao trabalho, sob pena de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento da decisão. O magistrado considerou que “o movimento grevista foi instaurado paralelamente ao contexto de negociação entabulado entre o município e os sindicatos”.

Apesar do encerramento da paralisação, dentistas e enfermeiros prometem continuar expondo as reivindicações da categoria e tentando negociar com a administração municipal. Eles exigem reajuste salarial correspondente ao acumulado de 2015 do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é de 10,67%.

Reajuste

Segundo Renata Tavares, da diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Ceará (Senece), a prefeitura propôs 2% de reajuste e, em dezembro, os demais 8,67% - o que não foi considerado vantajoso. Segundo ela, as categorias acumulam perdas de 19,46%.

Dentistas e enfermeiros também querem melhores condições de trabalho nas unidades de saúde de Fortaleza. Renata conta, por exemplo, que há poucas equipes de Saúde da Família para atender a demanda e que a falta de insumos básicos prejudica o atendimento à população.

“Muitas vezes, houve paralisação do atendimento, mas não por parte do profissional. Nós estávamos lá para exercer nossas atividades laborais e faltavam insumos básicos para desenvolver o trabalho. O governo coloca suas responsabilidades nas costas do servidor”, explica.

A Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as negociações com as categorias devem continuar após o encerramento da greve.

Edição: Kleber Sampaio

Últimas notícias