São Paulo registra temperatura mais baixa em 12 anos

Publicado em 13/06/2016 - 10:05 Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Frio em São Paulo

Segundo o CGE, os termômetros devem registrar entre 6ºC e 8ºC na próxima madrugada, em SP

Arquivo/Agência Brasil

A cidade de São Paulo registrou 0ºC às 3h30 de hoje (13), na estação meteorológica da Capela do Socorro, zona sul. Essa foi a temperatura mais baixa em 12 anos, medida pelo Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE).

Em outras estações, os termômetros também se aproximaram de zero. Em São Mateus, zona leste, a temperatura chegou a 0,4ºC às 4h10. Parelheiros, no extremo sul, registrou 0,8ºC por volta da 1h30.

De acordo com o meteorologista do CGE Thomas Garcia, o frio deverá diminuir gradualmente a partir de quarta-feira (15). A previsão é que os termômetros registrem entre 6ºC e 8ºC na próxima madrugada.

Duas mortes

Ontem (12), às 17h, o município entrou em estado de alerta para baixas temperaturas – ação tomada sempre que a capital registra menos de 10ºC. Thomas explica que o alerta continuava às 9h30 de hoje. Nessas situações, um plano preventivo da Assistência Social do município é acionado, com reforço no acolhimento de moradores de rua.

Desde sexta-feira (10), ao menos dois homens em situação de rua foram achados mortos com suspeita de hipotermia. João Carlos Rodrigues, de 55 anos, foi encontrado por um funcionário do metrô em frente à Estação Belém. O corpo de Adilson Roberto Justino, com idade desconhecida, estava na Avenida Paulista, próximo ao cruzamento da Brigadeiro Luis Antônio.

Segundo a prefeitura, a Operação Baixas Temperaturas iniciada em 16 de maio, recolhe, em média, mais de 9 mil pessoas por dia. A administração municipal informou que ampliou em 1,2 mil as vagas nos 79 centros de acolhida da capital. No total, a cidade tem 10 mil vagas fixas.

 

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias