Laboratório da Bahia recebe mais um registro para fabricar teste rápido do zika
![Sayonara Moreno/Agência Brasil Teste rápido de zika foi desenvolvido pela Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Mais um teste rápido para detectar o vírus zika obteve hoje (10), na Bahia, registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e será fabricado e distribuído pelo laboratório público do estado (Bahiafarma) em todo o país.
![Mosquito Aedes aegypti](/sites/default/files/atoms/image/aedes_dengue_zika.jpg)
A Bahia registrou cerca de 55 mil casos suspeitos de vírus zika, somente este ano, em 357 municípios
O registro na Anvisa permite que a Bahiafarma produza e distribua o teste rápido para Zika a partir do antígeno NS1. Com o teste, é possível identificar se o paciente tem o vírus Zika no organismo, - independente de quanto tempo está infectado - ou se a pessoa já teve o vírus. Segundo a Bahiafarma, essa possibilidade não existia em outros métodos de diagnóstico existentes no mercado.
Com maior rapidez no resultado, o tratamento pode se tornar mais eficaz, pois o contágio pode ser confirmado assim que surgem os sintomas da doença e o tratamento é iniciado imediatamente. Diferentemente do teste rápido, lançado no primeiro semestre na Bahia, que detecta os anticorpos no organismo por volta do cinco dia após a infecção pelo vírus.
A Bahiafarma é o primeiro laboratório público do país a desenvolver e registrar o teste rápido Zika NS1. Em relação a outros países, o laboratório informou que há interesse no produto brasileiro, pois poucos fabricantes têm a tecnologia e o preço é considerado atrativo, por serem testes “de alta qualidade a preços muito competitivos”.
De acordo com a última atualização da Secretaria de Saúde da Bahia, o estado registrou cerca de 55 mil casos suspeitos de vírus zika, somente este ano, em 357 municípios baianos.
* Texto atualizado às 18h50 para esclarecimento de informação. O registro anunciado hoje (10) não se refere a teste lançado no primeiro semestre no estado, mas a um novo teste. Diferentemente do informado, o Ministério da Saúde ainda está em fase de compra dos testes que serão usados no SUS.
![Arte/EBC Destaque Concurso Unificado. Foto: Arte/EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Carlos Barria/Proibida reprodução Corpos no chão ao lado de veículos de emergência perto do local de acidente aéreo
30/1/2025 REUTERS/Carlos Barria](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Dney Justino Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e Presidente da Febraban, Isaac Sidney, durante conversa com a imprensa, no Palácio do Planalto. Brasília - DF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Washington Alves/Proibida reprodução A Brazilian migrant, deported from the U.S. under President Donald Trump's administration, is welcomed by his relative at the Confins airport in Belo Horizonte, Brazil, January 25, 2025. Reuters/Washington Alves/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)