Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Estudantes da UFPE ocupam campus no interior em protesto contra a PEC 241

Publicado em 18/10/2016 - 17:50

Por Sumaia Villela - Correspondente da Agência Brasil Recife

Estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ocuparam o campus de Vitória de Santo Antão, no interior do estado, para protestar contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que cria um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. A PEC foi aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados no dia 10 de outubro.

A ocupação começou ontem (17) à tarde, depois de decisão tomada em assembleia dos estudantes. Em nota divulgada pelo Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão (CAV), o movimento afirma que a PEC 241 “deflagrará um mais rápido sucateamento das universidades públicas e instituições estatais, o fim da maior conquista social dos últimos 27 anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) e a abertura desmedida das entidades públicas para a iniciativa privada”.

Os estudantes também protestam contra o corte de cerca de 40 bolsas-permanência voltadas a alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e criticam a falta de infraestrutura do campus para atender a todos os cursos. “Temos que nos deslocar todos os dias, em especial os estudantes dos últimos períodos, que estão em estágios, para uma faculdade privada de Vitória. Temos ônibus que nos transportam, porém o desgaste de termos aulas em outro espaço reflete em nosso aproveitamento acadêmico”, diz o texto do centro acadêmico.

A UFPE informou que os estudantes ocuparam o prédio principal do campus, onde funcionam secretarias e outras estruturas administrativas. Uma reunião ocorre na reitoria da instituição no Recife, para saber como está a situação das aulas na unidade de Vitória de Santo Antão. O campus, o menor da UFPE, tem 1,8 mil alunos em seis cursos de graduação, três de pós-graduação e uma residência.

Edição: Luana Lourenço

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias