COP 22 foi ponto de partida para colocar em prática Acordo de Paris, avalia MMA

Publicado em 18/11/2016 - 21:45 Por Maiana Diniz - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou uma avaliação preliminar do governo brasileiro sobre a 22ª Conferência das Partes sobre Mudança do Clima (COP 22), que terminou hoje (18) em Marrakesh, no Marrocos. No final da tarde, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, reuniu-se com o negociador-chefe da delegação brasileira, o embaixador José Antônio Marcondes, e assessores para fazer um balanço a respeito das discussões e resultados do evento.

O documento, ainda preliminar, aponta que, a COP21 pode ser descrita como um “ponto de chegada” que finalizou uma longa negociação sobre o papel dos países na mitigação do aquecimento global ao adotar o Acordo de Paris. Já a COP22, representa um "ponto de partida”, com foco na definição do chamado "livro de regras", que estabelecerá  como será a implementação das obrigações assumidas em Paris.

O informe também expõe a posição adotada pelos representantes brasileiros na Conferência, como a visão de que o Acordo de Paris é irreversível e de que é necessário acelerar os trabalhos para que ele seja implementado. Além disso, aponta a necessidade, debatida na COP 22, de os países desenvolvidos ampliarem seu nível de financiamento, definindo um “mapa do caminho” que demonstre como se chegará ao objetivo dos US$ 100 bilhões anuais em 2020.

O Brasil participou da COP com 271 delegados, entre representantes do governo, da academia, de entidades privadas e de organizações não governamentais. No total, foram 87 participantes ligados ao governo - incluindo 16 parlamentares - e 184 da sociedade civil. 

Edição: Amanda Cieglinski

Últimas notícias