Rádios da EBC estreiam programação conjunta com foco na notícia

Publicado em 03/07/2017 - 13:14 Por Da Agência Brasil - Brasília

As rádios Nacional de Brasília, Nacional do Rio de Janeiro e Nacional da Amazônia estão implementando a reformulação de suas programações, com uma grade conjunta focada na informação jornalística. No dia 27 de junho, elas iniciaram a transição, que deve durar 20 dias, indo ao ar ao vivo e em rede com o programa Madrugada Nacional, de 0h às 5h. O Brasil Rural unem as emissoras do Rio de Janeiro e de Brasília logo em seguida.

As mudanças incluem a atuação em rede das rádio de Brasília e do Rio de Janeiro, da meia-noite às 20h, de segunda a sexta-feira, com conteúdo da Nacional da Amazônia e valorização da música e do esporte. As emissoras vão alternar a cabeça de rede e a produção dos programas, sem deixar de lado o conteúdo local e abrindo espaço para informações das cidades onde as emissoras estão situadas.

Já a rádio da Amazônia se juntará à transmissão da meia-noite às 5h e de 7h às 10h. No restante do dia, a emissora seguirá com sua programação regional.

Durante a apresentação da nova programação aos empregados da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o diretor de Jornalismo, Lourival Macedo, ressaltou que a nova grade é um modelo aberto construído por meio de diversas propostas. “É um modelo que está sendo implantado para ampliar a comunicação com o público ouvinte. Somos uma empresa pública de comunicação e as rádios têm esse papel de levar a informação ao cidadão quase que de imediato. Mas informação de qualidade, apurada, para não confundir o ouvinte e para que ele saiba que pode confiar”, disse Macedo.

A próxima etapa da transição das rádios EBC é o lançamento do programa Repórter Nacional, antes chamado de Repórter Brasil, que levará ao público informações jornalísticas e de serviços em quatro edições diárias, sendo três com uma hora de duração, e um com meia hora. Durante a transmissão, haverá dois blocos, de cinco minutos cada, para a veiculação de informações locais. A ideia é que, para esses blocos, as emissoras produzam matérias de serviço, como a situação do trânsito e a mobilidade urbana e o clima.

O Nacional Informa continuará sendo veiculado de hora em hora, mas também será reformulado. A ideia é dar mais agilidade, levando ao ouvinte mais informação no mesmo espaço de tempo, três minutos.

Programas tradicionais como o Cotidiano (Brasília) e Alô Daisy (Rio de Janeiro) ganharão novo formato, mais dinâmico e mais moderno. A programação musical também será mais qualificada. O momento especial do esporte será de 17h às 18h, com a transmissão em rede do programa No Mundo da Bola. Mas as notícias de esporte serão transmitidas durante todo o dia.

As rádios da Empresa Brasil de Comunicação estão no ar nas frequências: AM 980 Khz (Rádio Nacional de Brasília), AM 1.130 KHz (Rádio Nacional do Rio de Janeiro) e OC 11.780 KHz e 6.180KHz (Rádio Nacional da Amazônia). A programação também está disponível pela internet no www.radios.ebc.com.br [http://radios.ebc.com.br/]

 

Edição: Fernando Fraga

Últimas notícias